Um vídeo que mostra uma cobra caninana em uma estrada rural começou a circular nas redes sociais, nesta semana. O registro foi feito por um morador que estava passeando e se deparou com o animal, no acostamento, em Vilhena.

Na gravação, o morador fica impressionado com o tamanho do animal, que mede cerca de dois metros e meio: “Olha o tamanho disso. Que bonita… Meu Deus do céu, olha o tamanho desse trem”, reforça.

Caninana é venenosa?

Apesar de ser bastante conhecida por ter um temperamento forte e ser brava, ela não é venenosa, mas, devem ser tomados alguns cuidados ao se deparar com o animal.

Segundo o biólogo Thiago Baldine, especialista em resgates de animais e com ampla experiência na captura, a cobra caninana possui uma forte mordida. 

Mantenha a distância, não se aproxime ou tente tocar na serpente. Mesmo não sendo venenosa, a caninana pode morder se se sentir ameaçada. 

Observe o comportamento, a caninana geralmente apresenta comportamento agressivo quando ameaçada, incluindo inflar o corpo e emitir sons. Se ela está se comportando dessa maneira, mantenha ainda mais distância.

Não tente capturar ou matar, a caninana desempenha um papel ecológico importante, ajudando a controlar populações de pequenos roedores e outras presas. Matar ou ferir uma serpente é desnecessário e ilegal

Biólogo Thiago Baldine

Ele ainda explicou a importância de procurar um órgão ambiental, que terá os aparatos necessários e um procedimento correto para fazer o resgate deste animal e soltá-lo no seu habitat natural.

Permita a fuga da serpente, deixe a caninana encontrar uma rota de fuga. Elas geralmente preferem evitar confrontos e irão embora se tiverem um caminho livre.

O que fazer?

Chame um especialista, caso a serpente esteja em um local onde representa perigo para pessoas ou animais de estimação, entre em contato com um órgão ambiental ou um especialista em manejo de serpentes para que ela seja removida de forma segura

Em Vilhena, os moradores podem acionar a Secretária Municipal de Meio Ambiente (Semma), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental, para fazerem o resgate.

Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.