Uma mulher viralizou, nos últimos dias, ao descrever Manaus com “índio” e “flecha” durante uma entrevista ao influenciador Bruno Trindade. O recorte caiu nas redes sociais e rendeu comentários de manauaras retrucando a entrevistada.

Além das críticas voltadas para a mulher, os apontamentos dos internautas também sobraram para o influenciador, que é natural de Manaus. No vídeo, ele diz não ser indígena sob a justificativa de que é um “cara bonito”.

“Não sou índio, sou um cara bonito”. Fã ou hater?”, questionou um internauta. “O preconceito já vem dele, depois quer que os de fora não tenham?”, acrescentou outo.

A página @manausnadepressao replicou o vídeo de Bruno Trindade e rendeu mais 196 mil visualizações. Dentre os comentários, algumas pessoas ressaltaram que a visão das “pessoas de fora” não deveria impactar.

Manaus como “estado” mais pobre do Brasil

Não é a primeira vez que uma pessoa de fora do Amazonas viraliza ao fazer um comentário polêmico sobre uma de suas cidades. No ano passado, o influenciador Jonathan Vieira ganhou destaque nas redes sociais ao perguntar qual é o estado mais pobre do Brasil.

O seu vídeo chamou atenção por conta de uma das respostas, onde a entrevistada disse “Manaus”, que, na verdade, é uma cidade. Por outro lado, a resposta correta à pergunta é o estado do Maranhão, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por outro lado, o Amazonas, onde Manaus é a capital, aparece como o 5º estado em termos de pobreza não monetária. Esta informação foi apresentada pelo Índice de Pobreza Multidimensional Não Monetária (IPM-NM) em agosto de 2023.

Veja vídeo aqui.