Circula nas redes sociais um vídeo em que dois ursos pardos aparecem caindo de um penhasco na Serra da Palentina, na Espanha, após uma briga violenta.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A briga aconteceu quando o macho tentou matar o filhote da fêmea, que protegeu seu bebê. Após alguns segundos de luta, ambos despencaram do despenhadeiro. O macho morreu e a fêmea sobreviveu.

O vídeo viralizou nas redes sociais. As imagens mostram quando o urso pardo macho se aproxima da fêmea com o filhote.

A fêmea tenta impedir que o macho se aproxime do ‘bebê’ e os dois começam a brigar. Pouco depois, eles caem na ribanceira da montanha coberta de pedras.

O macho aparece no vídeo rolando no chão por alguns metros. O animal de 217 kg foi encontrado morto no local. As imagens foram feitas por um casal de frequentadores da serra.

A fêmea, com ferimentos significativos e com vestígios de sangue, e seu filhote foram encontrados vivos em uma caverna de difícil acesso, informaram as autoridades locais.

Guillermo Palomero, presidente da Brown Bear Foundation, disse ao jornal espanhol El Mundo que o macho tentava matar o filhote para que a fêmea entrasse novamente na fase de cio, algo que não é excepcional entre os animais selvagens.

A prática animal se chama infanticídio. No caso dos ursos, não é algo que acontece todos os dias, mas não é excepcional, algum caso ocorre todos os anos.

De acordo com Palomero, o comportamento do macho se enquadra no perfil reprodutivo padrão da espécie quando tentam acessar fêmeas não receptivas por estarem com filhotes pequenos.

“O objetivo não era matar a ursa, mas deixar seus genes. O objetivo era matar o filhote para forçar a fêmea a entrar no cio”, explicou. “É um ataque de infanticídio, uma tentativa de matar o bebê”.

Veja o vídeo:

________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS