As Forças Armadas distribuíram ontem vídeos das operações que estão mantendo de apoio à Justiça Eleitoral para distribuição de urnas eletrônicas nas áreas mais remotas da Amazônia, apesar da baixa visibilidade por conta das queimadas.
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre havia divulgado durante a semana a dificuldade de entregar as urnas de barco por conta da seca que atinge os rios da Região Amazônica. Em localidades como Jordão, algumas localidades só puderam ser acessadas de barco.
Mas aí entrou outra dificuldade, a baixa visibilidade por conta das queimadas. No Acre, até voo o Aeroporto de Rio Branco chegou a ser fechado e voos comerciais, desviados por conta da fumaça.
Desde a última terça-feira (1º) militares das Forças Armadas estão atuando em municípios e comunidades do estado do Acre, que estão sob responsabilidade do Comando Conjunto Amazônia na Operação Eleições 2024.
Estiagem severa
Dezenas de localidades estão sendo atendidas por via área conta da estiagem (seca severa dos rios da Amazônia), apesar da baixa visibilidade. A fumaça chegou também à capital acreana, Rio Branco, e municípios e comunidades próximas como Novo Marinho, pertencente à Sena Madureira-AC.
Na as aeronaves Black Hawk (H-60L) seguiram com técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nas zonas eleitorais do município de Assis Brasil-AC e região.