Diversas balsas, utilizadas pelo garimpo ilegal de ouro, são destruídas em ações policiais no rio Madeira. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento exato destas explosões.

A Polícia Federal realiza operações de destruição de balsas do garimpo quase rotineiramente, mas as informações preliminares são de que a Força Nacional atuou na operação que resultou nestas explosões.

As balsas, com dragas, estavam supostamente na região de São Carlos, em Rondônia, distante aproximadamente 51 km de Porto Velho.

As imagens, filmadas pela população local, mostram a ativação dos dispositivos explosivos nas balsas. Os agentes policiais aparecem em lanchas, à distância.

Ainda no mês de maio, a Polícia Federal divulgou a inutilização de 86 embarcações do garimpo também no rio Madeira, mas no Amazonas.

“Essa atividade ilegal, realizada por indivíduos que atuam de maneira irresponsável e desenfreada com o uso de mercúrio, agride a fauna, a flora e a saúde humana, conforme já comprovado cientificamente”, defende a PF.

Vale destacar que o garimpo ilegal é uma atividade mineradora realizada sem autorização dos órgãos competentes.

Este crime é tipificado no Código Penal Brasileiro e também em legislações específicas do setor mineral, como o Decreto-Lei nº 227/1967 e a Lei nº 8.176/1991.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.