Durante as Olimpíadas 2024, um incidente inusitado chamou a atenção após a prova de triatlo no Rio Sena: vomito ao vivo. O atleta canadense Tyler Mislawchuk cruzou a linha de chegada em 9º lugar e finalizou passando muito mal.

A cena viralizou nas redes sociais e muitos comentaram sobre o Rio Sena e a polêmica sobre as suas águas contaminadas. Alguns internautas ainda comentaram que esse tipo de episódio é comum nas disputas de triatlo por conta da exaustão do corpo.

Na mesma prova, o medalhista de prata cumpriu o circuito em 2º lugar, mas desmaio assim que cruzou a chegada. Hayden Wilde, atleta da Nova Zelândia, apagou, mas acordou com o medalhão de prata em sua pose.

A cena seguinte pode ser sensível:

O que é o triatlo, esporte nas Olimpíadas 2024?

O triatlo é uma prova de resistência que combina três modalidades esportivas: natação, ciclismo e corrida. A ordem das modalidades é sempre a mesma e as distâncias variam dependendo do tipo de prova.

Os atletas competem continuamente nas três modalidades, sem paradas entre as etapas, e o tempo total é contabilizado desde o início da natação até o fim da corrida.

Rio Sena é poluído?

Os atletas do triatlo masculino precisaram adiar a competição devido às más condições do Rio Sena. Antes disso, a competição que aconteceu nesta quarta-feira (31) aconteceria na terça-feira (30). A World Triathlon e os organizadores dos Jogos Paris 2024 informaram que a qualidade da água estava abaixo dos limites aceitáveis de poluição. Mesmo assim, 24h depois liberaram a prova.

As chuvas intensas, desde a última sexta-feira (26), potencializaram os riscos pré-existentes. No início de julho, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, nadou no Rio Sena para comprovar que ele estava despoluído.

Apesar da tentativa, relatórios recentes mostram níveis alarmantes de Escherichia coli (E. coli), capazes de causar cólicas abdominais severas, diarreia, sangue nas fezes e vômitos, segundo o Ministério de Saúde do Brasil.