A Vigilância Sanitária de Manaus apreendeu 150kg de pescado irregular que estava exposto para venda, nesta quarta-feira (29), durante fiscalização em um estabelecimento da zona centro-sul da capital.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

No estabelecimento, os fiscais da vigilância encontraram frutos do mar, como caranguejo, camarão, crustáceos, lagosta e polvo, em embalagens de rotulagem inadequada.

O pescado estava sem selo de inspeção e registro no órgão competente. 

De acordo com diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley a aquisição de alimentos nessas condições sujeita os compradores a riscos sérios de saúde. 

“Esse consumidor estará se arriscando ao adquirir um alimento contaminado, que pode ocasionar vários agravos de saúde e até levar a óbito”, afirma.

Os alimentos apreendidos foram encaminhados para o Aterro Sanitário Municipal para o descarte adequado.

Fiscais da Vigilância Sanitária identificam produtos irregulares – Foto: Divulgação/Semsa

Infrações

Pelas infrações, o estabelecimento irá responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), sem prejuízo de outras sanções administrativas. 

O valor unitário atual da UFM é de R$ R$ 134,77.

A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).

O órgão disponibiliza canais para a população denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].

RELACIONADAS

+ Pesquisa da CNT aponta que o Amazonas tem a pior rodovia do país

+ Parada Natalina chega nas etapas 1 e 2 do Viver Melhor, em Manaus

+ Com estoque crítico de leite, maternidade convoca doadores em Manaus

+ Levantamento de novos ‘aglomerados’ em Manaus é realizado pelo IBGE