O vereador de Caracaraí, em Roraima, Valdemar Ferreira (PSD), conhecido como ‘Pé no Chão’, está há 17 dias foragido. O parlamentar é acusado de violência contra a mulher.
No dia 23 de março, Ferreira foi flagrado agredindo uma mulher em uma loja de conveniência do município.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível perceber o momento em que a vítima entra em luta corporal com o homem.
Segundo a Polícia Civil de Roraima (PCRR), uma viatura se deslocou até o local para atender uma ocorrência de violência contra a mulher.
Por isso, agentes fizeram buscas para localizar o suspeito, mas não obtiveram êxito.
Quanto à vítima, PCRR informou que ela foi levada à Delegacia de Caracaraí, onde solicitou uma Medida Protetiva de Urgência.
Afastamento do cargo
No dia 1º deste mês, a Câmara Municipal de Caracaraí-RR afastou do cargo Valdemar Ferreira (PSD).
Com sete votos favoráveis dos vereadores do município, a medida afastou o parlamentar imediatamente das funções pelo período de 90 dias, por quebra de decoro parlamentar.
Além disso, abriu processo disciplinar contra Ferreira. Nenhum voto contrário foi registrado.
Conforme pedido apresentado pelos vereadores, a vítima informou à Polícia “que esta não é a primeira vez que o Vereador acusado comete violência contra ela, e ainda com o atenuante que o mesmo se vangloria do cargo de vereador para certeza da impunidade”, diz trecho do documento.
A solicitação expôs ainda que “o acusado já chegou a dizer que quando ele bota seu terno de vereador aciona os advogados e os ilícitos não dão em nada”.
O acusado é vice-presidente da Câmara Municipal de Caracaraí, na atual legislatura. A denúncia foi assinada por sete vereadores.
Portanto, assumiu a vaga de Valdemar Ferreira (PSD) o vereador suplente Raildo da Silva Araújo (PSD).
Histórico de violência contra a mulher
Em 2015, Valdemar foi preso por violência doméstica e pela Lei Maria da Penha por agredir a própria esposa.
Na época, o vereador era presidente da Câmara dos Vereadores do município.
O Portal Norte entrou em contato com a Polícia Civil de Roraima para obter informações sobre as buscas a Valdemar Ferreira e aguarda retorno.