A estilista britânica Vivienne Westwood morreu nesta quinta-feira, 29, aos 81 anos.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme anunciado em seu perfil do Instagram, ela faleceu pacificamente em sua casa, na cidade de Londres, Inglaterra. A causa da morte ainda não foi divulgada.

“Vivienne Westwood morreu hoje, pacificamente e cercada por sua família, em Clapham, no sul de Londres. Vivienne continuou a fazer as coisas que amava, até o último momento, projetando, trabalhando em sua arte, escrevendo seu livro e mudando o mundo para melhor. Ela levou uma vida incrível. Sua inovação e impacto nos últimos 60 anos foram imensos e continuarão no futuro”, diz comunicado.

Disruptiva, Vivienne foi pioneira do movimento Punk Rock. Em 1974, fundou a boutique SEX, com seu então marido Malcolm McLaren. Na mesma década, Westwood passou a vestir a banda Sex Pistols, de quem McLaren era produtor, que lhe rendeu o apelido de “mãe” do punk.

RELACIONADAS

+ Pelé, o rei do futebol, morre aos 82 anos

+ Morre aos 74 anos, ator Pedro Paulo Rangel no Rio de Janeiro

+ Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a ABL, morre aos 85 anos

Vivienne Westwood se dedicou ao ativismo

O visual andrógino, combinado com a atitude transgressora e disruptiva das criações de Vivienne Westwood também lhe renderam destaque entre o movimento New Wave, vanguarda que tomou as passarelas também a partir da década de 1970. Nos últimos anos, Vivienne se dedicou ao ativismo em prol do meio ambiente, imprimindo protestos e mensagens em suas coleções.

Seu legado lhe rendeu uma Ordem do Império Britânico, concedida pela Rainha Elizabeth II em 1992. Elton John, Ed Sheeran, Maggie Smith e Lewis Hamilton são outras personalidades que também foram homenageadas pela coroa britânica com tal honraria.

Ela deixa o marido, o diretor criativo Andreas Kronthaler. “Continuarei com Vivienne em meu coração. Estávamos trabalhando juntos até o fim e ela me deixou o bastante para continuar. Obrigado, querida”, escreveu ele no comunicado. A designer também tinha dois filhos de seus casamentos anteriores, Joseph Corré e Ben Westwood.

Vivienne Westwood
Foto: Reprodução/Instagram @VivienneWestwood