O início do trabalho

Rosaly Lopes nasceu em Ipanema e estudou na University College, Londres, onde cursou Astronomia e fez o PHD* em Vulcanologia. “Depois do doutorado em Londres estava difícil conseguir trabalho por lá. Consegui entrar para o Observatório Marítimo de Greenwich. Mas o que eu queria era a NASA**, no programa espacial. Então, surgiu uma oportunidade e estou aqui na NASA”, conta a cientista.

O laboratório de propulsão a jato da NASA

Dra. Rosaly Lopes trabalha no laboratório de propulsão a jato da NASA. “Eles têm vários centros, como o Kennedy, na Flórida. Trabalho no JPL, e fazemos missões não-tripuladas a planetas e satélites. Também missões com carros-robôs.”

NASA: todos os planetas do Sistema Solar

“A NASA já visitou todos os planetas do sistema solar. E as duas naves Voyager já ultrapassaram a galáxia, passaram para o sistema interestelar. A New Horizons passou por Plutão, então, já passamos por todos os planetas”.

A vida em outros planetas

Um dos principais objetivos da NASA é procurar vida em outros lugares e entender como ela pode se desenvolver. “Procuramos em lugares mais prováveis, como Marte, para investigar se houve fósseis ou material orgânico, alguma forma de vida lá. Também em luas, como a Europa, de Júpiter”, explica.

O estudo de vulcões

Comecei meu PHD estudando vulcões na Terra em Marte, fazendo comparações entre fluxos de lava. Daí pesquisei os vulcões ativos, da Io, de Júpiter. São luas geladas, então o que sai dos vulcões é água”.

Mudanças climáticas e vulcões

“Os vulcões não são influenciados pela mudança no clima. É o contrário, com as erupções vulcânicas, as cinzas podem resfriar um pouco o clima”. “A NASA tem um departamento de Earth Sciences, que monitora por satélite emissões de dióxido de carbono e outros gases e os efeitos no clima, e também o desmatamento na Amazônia “.

Outros planetas para além do sistema solar

“Já descobrimos muitos outros planetas e luas fora do sistema solar. Há outros sistemas solares, e luas e planetas”.

Nomes brasileiros na astronomia

“A questão da nomenclatura de planetas, estrelas e vulcões é regulada pela União Internacional de Astronomia. Descobri dois vulcões ativos em Io, e sugeri batizar como Tupã e Mona, dois nomes indígenas brasileiros. E pesquisadores batizaram um pequeno asteroide com meu nome. Fiquei muito orgulhosa”, relata a cientista brasileira.

Órbita do asteroide 22454 Rosalylopes

A família nos EUA

“Casei-me aqui, após dois anos, e tenho um filho, que estudou Física e agora cursa Medicina. Ele quer ser astronauta, talvez por influência minha”.

* PHD, sigla para Doctor of Philosophy, equivale a um Doutorado.

** National Aeronautics and Space Administration, na sigla em inglês, em tradução aproximada seria “Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço”.