O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou novos investimentos no Polo Industrial de Manaus (PIM) durante participação do Lide Brazil Investiment Forum, nesta terça-feira (9), em Nova York, nos Estados Unidos.

No evento que reúne lideranças empresariais com faturamento igual ou superior a R$ 200 milhões por ano, Wilson disse que está em negociação, praticamente concluída, a instalação de uma empresa que produzirá, no PIM, combustível verde para a aviação.

Wilson citou detalhes dessa e de outras negociações durante entrevista ao Programa Agora, da TV Norte Amazonas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Lima afirmou que aproveitou a agenda nos Estados Unidos para dialogar com empresários sobre investimentos na Amazônia.

A empresa de combustível verde deve chegar à Zona Franca de Manaus em 2024.

“Tem uma empresa, e essa já está decidida a se instalar no Polo Industrial de Manaus, que já estamos indo para os trâmites para ver onde essa empresa vai se alocar, qual a ajuda do estado que ela precisa. A empresa transforma óleos vegetais em combustível verde, ou seja, transforma em querosene para aviação”, comentou Wilson Lima.

O governador também informou que a maior empresa de celulose do mundo tem interesse no PIM.

“Com essa participação no Lide, a gente já foi procurado por uma empresa de celulose, que é a maior produtora do planeta, e que tem interesse de estudar o mercado da Amazônia. E deve ir ao estado do Amazonas para conversar com outros investidores”, destacou.

Wilson também disse que uma empresa de descarbonização deve atuar no Festival de Parintins no próximo mês.

“Outro resultado dessa nossa conversa aqui em Nova York é uma empresa que tem um programa de descarbonização, e a gente já vai usar no Festival de Parintins”, ressaltou.

Articulações nos EUA

Wilson Lima está realizando uma série de articulações que o governo considera importantes para o Amazonas.

Uma delas é sobre a exportação do Estado para os Estados Unidos, que será debatida durante uma reunião com a representante da Câmara de Comércio Brasil / Estados Unidos.

O governador lembrou que a capital amazonense está a 5 horas de voo de Miami e, com isso, pode exportar chipes, celulares, e vários produtos produzidos na ZFM.

No encontro americano, Wilson disse que aproveitou para pedir uma embaixada americana em Manaus.

O governador também informou que quer ampliar o debate para criar um Tribunal Internacional Ambiental na Amazônia, com sede em Manaus.

Veja a entrevista de Wilson Lima no programa Agora

RELACIONADAS

+ Governador Wilson Lima defende floresta e investimentos na Amazônia durante Fórum do Lide nos EUA