A Urihi Associação Yanomami (UAY) divulgou, nesta sexta-feira, 5, que dois indígenas foram assassinados a tiros por garimpeiros na Terra Indígena Yanomami em Roraima.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo Júnior Hekurari, Presidente da Associação, o crime aconteceu na última terça-feira, dia 2 de janeiro, na área do Alto Catrimani, conhecida como pista Kapixaba.

As vítimas, cujas identidades não foram reveladas, foram encontradas pelo cunhado de um dos assassinados.

Os suspeitos que cometeram o crime teriam fugido, mas, segundo relatos dos indígenas, ainda existe na região um grupo fortemente armado.

Testemunhas relataram o crime

Indígenas da região relataram a Júnior Hekurari que os homens foram mortos com tiros no rosto e tiveram seus corpos brutalmente cortados.

Seguindo uma tradição do povo Yanomami, uma das vítimas teve o corpo cremado, e o outro segue na floresta aguardando providências das autoridades.

Um ofício detalhando o caso foi encaminhado à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ministério Público Federal (MPF), Ministério dos Povos Indígenas, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Exército Brasileiro e Polícia Federal.

Estamos aguardando a resposta sobre o caso dos órgãos citados.

Terra Yanomami: Dois indígenas são assassinados por garimpeiros
Crise na Terra TIY – Foto: Bruno Kelly/Arquivo pessoal

Crise na Terra Yanomami

O crime ocorreu em um contexto de conflito constante com garimpeiros ilegais que invadem o território Yanomami.

Vale destacar que o Alto Catrimani é uma das áreas mais afetadas pelo garimpo ilegal na região.

Um relatório divulgado em 2022 pela Hutukara Associação Yanomami já alertava sobre a concentração de acampamentos e estruturas de apoio ao garimpo na região, como bares, mercearias e prostíbulos.

Esta região, é considerada o maior território indígena do Brasil, vem enfrentando uma grave crise humanitária e sanitária.

Desde janeiro de 2023, a região está em estado de emergência de saúde pública, com dezenas de adultos e crianças sofrendo com desnutrição grave e malária.

RELACIONADAS

+ Yanomami: Justiça determina que União faça novo plano contra garimpo

+ PF desarticula esquema de financiamento de cassiterita extraída da TIY

+ Barroso determina que governo garanta alimentos aos Yanomamis