Nesta terça-feira (7), a Câmara dos Deputados realiza, em Brasília, uma sessão solene em homenagem aos 56 anos da Zona Franca de Manaus (ZFM).

A solenidade está marcada para às 10h e pode ser acompanhada pelo canal no YouTube da Câmara dos Deputados.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

O deputado amazonense Sidney Leite (PSD) foi o autor do requerimento que solicita a homenagem à ZFM.

Para o parlamentar, o polo econômico e industrial é “um dos legados mais importantes no que diz respeito ao desenvolvimento da região”.

“Os incentivos fiscais voltados para Manaus permitiram um forte adensamento populacional, acompanhado de melhoria no sistema educacional, na renda per capita e na sofisticação produtiva”, afirma Leite.

Os deputados amazonenses Adail Filho (Republicanos), Fausto Jr. (União), Saullo Viana (União) e Amom Mandel (Cidadania) também assinam o documento.

História da Zona Franca de Manaus

Criada em 28 de fevereiro de 1967, por meio do Decreto-lei 288, a Zona Franca de Manaus completa 56 anos de história em 2023.

No texto de criação da ZFN, o objetivo do centro é promover o desenvolvimento econômico dos municípios da Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima e as cidades de Macapá e Santana, no Estado do Amapá).

“Os resultados mostram que ocorreu um forte impulso na participação da indústria no PIB, logo após a implementação da ZFM”, disse Sidney Leite.

RELACIONADAS

+ Parlamentares do Amazonas defendem agenda da reforma tributária em Manaus

+ Em nota, Ministério da Fazenda diz não prever fim da Zona Franca de Manaus

+ No aniversário da Zona Franca de Manaus, governo apresenta medidas de defesa

O deputado Sidney Leite faz um breve relato histórico sobre o cenário econômico enfrentando pela ZFM ao longo dos anos.

“Ao enfrentar o processo de desindustrialização ocorrido no Brasil após a década de 1980, o estado apresentou uma queda atenuada se comparada com a ocorrida em outras regiões do país, aumentando sua participação no total da indústria nacional. Além do setor industrial, o setor de serviços de Manaus também cresceu expressivamente a partir da década de 1970, podendo a ZFM ter afetado neste crescimento. Já o setor agropecuário apresenta crescimento somente após a década de 2000.”, explica o deputado.

Em 2014, o Congresso Nacional prorrogou até 2073 a Zona Franca de Manaus.