Nesta segunda-feira (26), as Unidades Móveis de Saúde da Mulher irão atender mulheres dos bairros Jorge Teixeira e Cidades de Deus, na zona Leste e Norte de Manaus.

As estruturas itinerantes são gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e ofertam procedimentos e serviços de assistência básica, com ênfase no pré-natal e no rastreio do câncer de mama e do câncer do colo do útero.

Locais de atendimento

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher da zona Leste passará a atender, a partir de hoje, na rua São Paulo, na entrada da comunidade Cidade Alta, no Jorge Teixeira.

A estrutura do serviço tem previsão de permanecer no local até o dia 8/3.

Já na zona Norte, após deslocamento, a unidade itinerante da prefeitura retoma o funcionamento na área externa do shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, no bairro Cidade de Deus.

O serviço móvel tem funcionamento previsto no novo endereço até o dia 15/3.

Os atendimentos do serviço municipal na zona Oeste continuam ocorrendo na rua Linária, no bairro Tarumã, ao lado da escola municipal Serafina Cinque.

A unidade móvel que atende a região deve permanecer na localidade até o dia 1º/3.

Sobre os atendimentos

As três Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa oferecem atendimento exclusivo para a população feminina, em suas respectivas áreas de atuação, nas zonas Leste, Norte e Oeste, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h.

O agendamento é feito na própria unidade, mediante apresentação do documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nas unidades móveis, as mulheres têm acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento pré-natal, coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero.

Exames de mamografia e ultrassom, planejamento reprodutivo, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação.

As estruturas contam ainda com farmácias para dispensação de medicamentos.

Serviço itinerante

O serviço itinerante iniciou as atividades há sete meses, atuando para reforço da prevenção e promoção da saúde das mulheres da rede pública em áreas de maior demanda de assistência básica. 

Desde julho do ano passado até o final de janeiro deste ano, as três estruturas realizaram mais de 62 mil procedimentos, incluindo mais de 5,5 mil mamografias, 18 mil ultrassonografias, 5,6 mil coletas do exame preventivo e 13 mil consultas médicas.