O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes votou nesta sexta-feira (8), para absolver um dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. Esta foi a primeira vez, entre todos os julgamentos ocorridos até o momento, que o ministro vota por absolver um dos réus.

Durante a sessão, Alexandre de Moraes seguiu o parecer da Procuradoria Geral da República (PGR). Após a instrução penal, o ministro mudou o seu entendimento acerca da participação de Geraldo Filipe da Silva e opinou pela absolvição.

Enquanto Moraes lia o seu voto para os outros ministros, o mesmo destacou que “não há elementos probatórios suficientes que permitam afirmar que o denunciado uniu-se à massa, aderindo dolosamente aos seus objetivos, com intento de tomada do poder e destruição do Palácio do Planalto”.

A defesa de Geraldo Filipe alegou que o réu é morador de rua e se viu cercado pelos manifestantes, mas que não teve envolvimento.

Até o momento, Alexandre de Moraes foi o único a votar na sessão, que ocorre no plenário virtual. Na modalidade a deliberação não é feita presencialmente. A sessão teve início nesta sexta-feira e se estenderá até a próxima sexta (15).

Além de Geraldo Filipe, a corte também julgará mais 14 réus a partir de hoje.