A Black Friday deste ano promete maior movimentação econômica, com o aumento da intenção de compra e de gastos dos consumidores.
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Segundo estudo da Associação Paulista de Supermercados (Apas), cinco em cada dez consumidores pretendem gastar mais na tradicional promoção de novembro.
Com isso, a Associação estima um crescimento de 9% no consumo em supermercados, devido à data.
O dado faz parte de um estudo elaborado pelo Departamento de Economia da Apas, com base em pesquisa realizada pela Shopper Experience.
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Brinquedos mais caro
Conforme o levantamento, dos consumidores que vão aproveitar as promoções, 83% planejam comprar itens nos supermercados durante a Black Friday.
Em 2021, 76% consumiram durante a promoção.
Estas estimativas geram grande otimismo para o setor, com mais da metade dos empresários, 56%, esperando por um crescimento real nas vendas durante a Black Friday.
“A data representa o segundo maior volume de comercialização para os supermercadistas, perdendo apenas para o movimento proporcionado pelas festas de final de ano”, diz o estudo.
Consumidores pretendem gastar mais na Black Friday
Segundo a pesquisa, na Black Friday de 2022, cinco em cada dez consumidores pretendem gastar mais nas promoções, com valor médio estimado a ser gasto nos supermercados de R$ 564,87.
Os itens de maior procura devem ser alimentos, bebidas e artigos de higiene e limpeza.
O estudo destaca que, mais uma vez, as carnes devem ser o destaque nas vendas, com um aumento estimado de 17% em relação ao ano passado.
Para o Departamento de Consultoria Econômica da Apas, o aumento do emprego e da renda devem refletir o aumento do consumo.
“Tais fatores geram otimismo entre os empresários e os consumidores”, estima Diego Pereira, economista da Apas.