A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) deu início à 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento no Acre nesta quarta-feira (13), em Rio Branco. 

O evento, que se estenderá até sexta-feira (15), tem como objetivo principal esclarecer as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM) e das Áreas de Livre Comércio (ALC).

Além disso, também busca promover oportunidades de financiamento para projetos de interiorização e impulsionar o ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) local.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, lidera a comitiva da Autarquia em Rio Branco e enfatiza a importância da parceria interinstitucional entre entidades federais promotoras do desenvolvimento na região Norte.

“A Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento demonstra a consolidação dessa parceria e reforça o compromisso com o desenvolvimento da região amazônica. A Suframa está comprometida em apresentar seus incentivos fiscais e as oportunidades para investidores que desejam aproveitar os benefícios da Zona Franca de Manaus”, declarou Saraiva.

O evento faz parte da meta de regionalização e interiorização da Suframa, uma prioridade da atual gestão, e já teve edições realizadas nos estados do Amapá e Roraima.

A programação da Jornada teve início às 9h, com uma coletiva de imprensa no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), contando com a presença do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

Durante os próximos dias, o evento oferecerá uma série de palestras relacionadas ao painel “PD&I – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”. 

São elas: 

  • Incentivos fiscais da Suframa para empresas na Amazônia Ocidental e Amapá;
  • Ações de interiorização executadas por meio de transferências de recursos da União; 
  • Recursos de PD&I da ZFM aplicados na Amazônia Ocidental e Amapá; 
  • Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (atual gestora do Centro de Bionegócios da Amazônia). 

No encerramento, previsto para a partir das 16h40, ocorrerá a apresentação de cases de sucesso: Hylaea – Ibogaina Amazônica e Encantos da floresta.

Na quinta-feira (14), a partir das 10h, no auditório da Fieac, será o dia do painel “Incentivos Fiscais e Projetos Industriais”. 

Serão realizadas cinco palestras: 

  • Cadastro e compra nacional e importação incentivada pela Suframa;
  • Como apresentar projetos na Suframa;
  • Sudam – formas de acesso a financiamentos do FNO, incentivos fiscais do Imposto de Renda, Fundo de Desenvolvimento da Amazônia – FDA; 
  • Incentivos fiscais e financiamentos no Acre; 
  • Banco da Amazônia – formas de acesso a financiamentos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO.

RELACIONADAS

+ Reforma Tributária: economistas da Suframa analisam impactos à ZFM

+ Suframa cumpre agenda no DF e Alckmin retorna a Manaus em julho

+ ‘Vamos recuperar o tempo perdido’, diz Bosco Saraiva, novo superintendente da Suframa