O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou Portaria que destina R$ 4 milhões do Orçamento de 2023 para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) aos indígenas do Acre.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O ministro do MDS, Wellington Dias, declarou, nesta quinta-feira (30), que “o Programa de Aquisição de Alimentos, PAA Indígenas, é um esforço financeiro para garantir apoio em alimentos para indígenas do Acre e outras comunidades indígenas que precisam, mas também para estimular a produção descentralizadas e dialogando com eles e respeitando seus costumes alimentares e melhorando a produção onde vivem, dependendo o mínimo possível de compras de fora da comunidade indígena”.

A Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, reafirmou que a medida publicada serve para que o estado possa operar exclusivamente com os indígenas.

“A idéia é que, se possível, o estado do Acre possa comprar e doar alimentos dentro das terras Indígenas, ou seja, comprar de populações indígenas e doar para as próprias polulações indígenas. E não sendo possível, o estado pode comprar de agricultores familiares para doar para as terras Indígenas”, explicou.

Lilian enfatizou que o objetivo do programa é comprar alimentos da agricultura familiar e doar para pessoas e famílias em Instituições, que estejam passando por situação de insegurança alimentar. De acordo com ela, já estão tramitando convênios para operacionalização da logística de compra e distribuição desses alimentos.

Confira versão da Portaria na íntegra:

RELACIONADAS

+ Ministro pede exoneração para indicar emendas ao Orçamento 2024