Recentemente, voltou a ser discutida a adição da palavra “Anauá” no nome do município de São Luiz, situado no Sul de Roraima. Dessa vez, foi anunciada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe a mudança.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

O projeto é de autoria do deputado estadual Marco Jorge (Republicanos). Ele noticiou a proposta durante sessão na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) do dia 8 de agosto.

“Por costume, sempre chamamos o município de São Luiz do Anauá. O nome consta em documentos oficiais, na placa da Prefeitura, no timbrado do Poder Judiciário, entre outros. Mas, o município foi registrado apenas como São Luís”, justificou o parlamentar.

Importância cultural e histórica

são luiz do anauá
Prefeitura Municipal de São Luiz, em Roraima – Foto: Reprodução/Internet

Em todo o estado de Roraima, o município com pouco mais de 8 mil habitantes é popularmente chamado de São Luiz do Anauá.

O historiador e jornalista Maurício Zouein explicou que formalizar a palavra “Anauá” no nome do município de São Luiz é uma questão de respeito à cultura local, além de ser uma questão histórica por ser um debate antigo.

“O município foi batizado de São Luiz em homenagem à capital do estado do Maranhão, já que a maioria dos moradores do município são de origem maranhense. Esta foi uma forma de respeitar o local de origem e a cultura dessas pessoas”, iniciou.

Além disso, o especialista explicou que a população de São Luiz sempre teve uma relação muito forte com o rio Anauá, que fica próximo ao município.

“Também se torna uma forma de diferenciar a cidade roraimense da capital do Maranhão, São Luís”, acrescentou.

Homenagem em forma de Lei

São Luiz do Anauá
Vista aérea do município de São Luiz, em Roraima – Foto: Reprodução/Facebook/@prefeituradesaoluiz

A mudança do nome do município que, antes ocorria de forma cultural, tem a chance de ser institucionalizada.

Após o anúncio da PEC, opróximo passo é encaminhar o pedido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) para realizar o plebiscito e iniciar a votação, para que a população se manifeste favorável ou não a adição no nome do município.

“É a forma mais ilustre e bonita de homenagear duas culturas que cresceram juntas, além de atender um pedido antigo da população. Será uma nova etapa de consideração, respeito e reconhecimento daquele lugar”, concluiu o historiador.

RELACIONADAS

+ Projeto ‘Academia Aberta’ retorna em 11 praças de Boa Vista; confira

+ Agosto Lilás: ação social é realizada em área rural de Boa Vista

+ Programa ‘Bolsa Atleta 2023’ está com inscrições abertas, em Boa Vista

+ Imposto Rural: mais de 14 mil produtores devem fazer declaração em Roraima

+ MPC realiza II Congresso sobre preservação da Amazônia em RR