Alison dos Santos ganhou tudo no atletismo em 2022.

O brasileiro quer manter a pegada de vitória de forma mais ousada.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Agora, sua busca é por novos talentos. Ou seja, futuros “Alisons”.

De olho nisso, em São Joaquim da Barra (SP), sua cidade natal, Alison, o Piu, inaugurou nesta semana um projeto social, o Vencendo Barreiras.

Se hoje ele é uma figura mundialmente conhecida no atletismo, no início foi preciso um “empurrão”.

Esse veio de Edson Luciano, justamente outro medalhista que ocupou o pódio nas Olimpíadas de Atlanta (1996) e Sidney (200), e tinha um projeto semelhante no município.

“O projeto descobriu o Alison. O professor passou na escola, viu o tamanho dele, achou fenomenal e o trouxe pra cá. Eu descobri a prova, vi ele passando barreira e disse: achei a prova desse menino”, contou Ana Fidélis, primeira treinadora de Alison.

RELACIONADAS

+ Alison dos Santos garante título de campeão dos 400m com barreiras do circuito mundial de atletismo na Suíça

+ Alison dos Santos é campeão mundial dos 400 metros com barreiras

+ Alison dos Santos fatura medalha de ouro na prova dos 400m com barreiras da etapa de Estocolmo da Diamond League

A proposta do novo programa é ajudar jovens a mudarem hábitos na mesma velocidade com que o atleta conquistou o mundo.

“O projeto vem para fazer com que as crianças possam ter no atletismo mais uma prática esportiva, e consequentemente, quem sabe, como aconteceu com o Alison, despontar mais um atleta para o Brasil”, frisou o coordenador do projeto, André Furlan.

Alison dos Santos: Cidade de talentos

Embora pequena, com cerca de 52 mil habitantes, São Joaquim será, no que depender de Piu e seu time, uma “fábrica” de talentos no atletismo.

Para isso, ele conta com as instalações do Clube Espigão, onde tudo começou em 2008.

“É gratificante poder voltar pra casa, pra pista, pro campo onde eu treinava, poder voltar com coisas de onde eu saí. A cidade tem muito talento, tem muitas pessoas para conseguir performar, fazer bons resultados, e não só isso”, explicou o atleta de 22 anos.

Alison dos Santos verdadeiro campeão

Mesmo com pouca idade, a meta do atual campeão mundial dos 400 metros com barreiras e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio é mudar a vida do povo de sua cidade dentro e fora das pistas.

“Vamos formar cidadãos, independente se não sair um medalhista olímpico daqui, queremos formar cidadãos, por isso é um projeto social. Queremos melhorar a sociedade, ajudar, esse é o caminho que queremos percorrer”, arrematou Alison.