Na manhã desta quinta-feira (9), 30 mil copos de água tratada, produzidos pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), foram enviados para o estado do Rio Grande do Sul, que passa por um desastre natural em decorrência das chuvas na região.

A ajuda humanitária foi encaminhada em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com previsão de que sejam enviados mais 70 mil copos no decorrer das próximas semanas.

O envio dos 30 mil copos de água foi estabelecido em uma conversa entre os governadores Wilson Lima, do Amazonas, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, na manhã da última terça-feira (7), onde ficou acordado o envio imediato de suprimentos essenciais para ajudar a população gaúcha afetada.

Conforme o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, serão enviados aproximadamente 100 mil copos de água para o Sul do país.

“Estamos mandando agora 30 mil copos, essa é a nossa primeira remessa. Já estão em produção mais 70 mil copos, no total serão 100 mil copos que o Amazonas enviará”, afirmou.

Outras ações

Desde que o Rio Grande do Sul declarou estado de emergência, o governador Wilson Lima colocou à disposição toda a estrutura do Governo do Amazonas para prestar o apoio necessário ao governador Eduardo Leite e à população gaúcha.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Amazonas mantêm contato direto com o Comitê de Crise instituído pelo governo daquele estado.

Foram disponibilizados 15 profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, veterinários e dois especialistas em grandes desastres naturais da Defesa Civil.

Os profissionais estão à disposição para serem enviados ao estado a qualquer momento, conforme solicitação do governo gaúcho.

Homenagem e solidariedade

Como forma de solidariedade às vítimas da tragédia, o Teatro Amazonas ganhou na quarta-feira (8) iluminação especial com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. As cores verde, vermelho e amarelo serão refletidas no teatro até sexta-feira (10).