Ícone do site Portal Norte

Defensoria Pública lança ‘Zap da Cheia’ para atender todos os municípios do Amazonas

A população impactada pela cheia do rios em Manaus e em todos os municípios do interior do Amazonas terão o auxílio do ‘Zap Cheia’ para ajudar no efeito da enchente. 

O serviço foi lançado nesta terça-feira, 5, pelo Grupo de Trabalho Enchentes 2022 (GT Enchentes) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram 

O Zap da Cheia é (92) 98431-7941 o número é de WhatsApp e funciona apenas para envio de mensagens de texto e vídeos.

O serviço foi utilizado com sucesso em 2021, quando ficou concentrado em Manaus. Para 2022, o Zap da Cheia foi ampliado e seu alcance chegará a todo o Amazonas.

Zap da Cheia

De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, os moradores de locais atingidos pelas enchentes poderão enviar para o Zap da Cheia um vídeo de até 1 minuto mostrando o problema causado pela subida do nível das águas, e informando o local onde está, município, bairro, rua, endereço.

As informações ajudarão no atendimento da demanda. 

“É preciso também que a pessoa se identifique, enviando uma foto da identidade ou outro documento de identificação. Esse é um serviço muito importante, porque nosso povo é humilde”, afirma o subdefensor geral, Thiago Nobre Rosas, que atua no GT Enchentes.

___________________________________

RELACIONADAS

Defesa Civil oficializa operação Cheia 2022 em Manaus

Tonantins, no AM, decreta estado de alerta por conta da cheia do Rio Solimões

VÍDEO: cheia deixa 23 municípios do Amazonas em alerta

+Cheia no AM: bacia do Juruá e Purus ultrapassa cota de transbordo; Madeira, Solimões e Negro apresentam status de Atenção

___________________________________

Atendimento

O Zap da Cheia será coordenado pelo Núcleo de Moradia e Fundiário (Numaf) da DPE-AM, que receberá as demandas e as atenderá em Manaus ou as encaminhará para um dos 11 polos da Defensoria.

Nos casos dos municípios onde ainda não há polo, as demandas serão encaminhadas para o Grupo de Trabalho do Interior (GTI).

A partir das imagens enviadas ao Zap da Cheia e das denúncias da população, a Defensoria, por meio do Numaf, tomará medidas extrajudiciais e judiciais, para que os problemas sejam solucionados pelo poder público.

Em 2021, o Zap da Cheia contabilizou 179 atendimentos, de 3 de maio a 15 de junho, período da cheia dos rios, 40 deles relacionados à capital.

Foram enviados 42 ofícios ao poder público, especificando que 24 foram em razão do canal. A maioria dos expedientes administrativos expedidos requisitavam providências do poder público como pagamento de auxílio-aluguel, construção de pontes e limpeza de rios e igarapés. 

____________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Sair da versão mobile