Um idoso de 71 anos foi preso nesta quinta-feira (29) suspeito de estuprar a própria filha, uma adolescente de 11 anos, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.

A vítima relatou à polícia que era obrigada a manter relações com o pai, um professor aposentado, e quando resistia, era presa por cordas e amarrada na cama.

Conforme informações da polícia, as investigações começaram em novembro de 2023, quando o caso chegou ao conhecimento da polícia e foi constatado que a adolescente era abusada desde os 10 anos.

Em coletiva de imprensa realizada na sede da Delegacia Geral (DG), a delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada à Criança e ao Adolescente (DEPCA) informou que os pais da adolescente tiveram um relacionamento durante 30 anos, mas estavam separados e, por esse motivo, a vítima morava com ela.

“A vítima relatou que os abusos foram cometidos por cerca de um ano e meio e, por não aguentar mais, ela contou para a mãe o que estava acontecendo, ele amarrava ela com cordas quando ela recusava ter relações sexuais com ele”, disse a delegada.

Denuncia

Ainda conforme a delegada Juliana Tuma, ambas procuraram a Depca e registraram o Boletim de Ocorrência (BO) em novembro de 2023. Ocasião em que a vítima passou a morar com a mãe. 

No entanto, ele continuou a importunar a menina, enviando mensagens pedindo fotos sensuais e pressionando para ter relações sexuais com ela e, em determinado ponto, até ameaçando essa vítima.

Procedimentos

A adolescente foi encaminhada para atendimento especial, pois já demonstrava muitas alterações de sono e ansiedade, o que é comum em vítimas de violência sexual.

O crime foi confirmado também pelo laudo pericial de conjunção carnal realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Com base nos indícios de autoria, a Polícia Civil representou à Justiça pela prisão preventiva do autor, e a ordem judicial foi decretada. 

“Desde março deste ano, ele passou a ser considerado foragido da Justiça e trocou várias vezes de endereço para não ser localizado. Passamos a fazer buscas de forma intensa e na quinta-feira conseguimos localizar o autor na rua Nova República, bairro Raiz, zona sul de Manaus”, explicou a delegada.

Ele responderá por estupro de vulnerável, passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.