José de Jesus Evaristo, de 59 anos, conhecido como “Dijé”, foi encontrado morto no início da tarde desta segunda-feira (2), boiando em um igarapé nas proximidades da casa onde residia. O corpo foi localizado no ramal do Dantas, vicinal do ramal Pau Rosa, no quilômetro 21 da BR-174.
A ocorrência mobilizou inicialmente uma equipe da 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Segundo informações da polícia, José morava em um sítio e estava sem dar notícias aos seus familiares.
Equipes do Departamento de Polícia Técnica Científica (DPTC) e do Instituto Médico Legal (IML) também foram acionadas para realizar a perícia e a remoção do corpo. O caso será investigado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
Índice de homicídio no Amazonas
Pela primeira vez na série histórica, o Amazonas apresentou a maior taxa de homicídios estimados da região Norte (43,5) e também a segunda maior do Brasil.
Segundo a pesquisa, elevaram essa taxa os municípios de Iranduba (98,1) e Coari (83,6), pertos da capital Manaus (55,7); e Tabatinga (95,9), no sudoeste amazonense, no Alto Solimões.
O estudo aponta que o Rio Solimões é estratégico na rota do tráfico de drogas, por escoar a droga produzida no Peru e na Bolívia, sendo disputado pelas facções criminosas locais e internacionais.
Mas os municípios mais visados são Coari, Tefé (27,1) e Itacoatiara (34,7), que, assim como Manaus, recebe navios que se deslocam para o exterior.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.