A cantora, compositora e pesquisadora amazonense radicada na Itália, Karine Aguiar, foi indicada à premiação “Melhor do Brasil no Mundo” na categoria “Melhor Cantora Brasileira”.

A artista lançou, no ano passado, o primeiro DVD da carreira dela, intitulado “Jungle Jazz: uma sinfonia amazônica”.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A obra contou com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com o Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais de 2018.

A premiação é organizada pela revista High Profile Magazine, com sede no Reino Unido, com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de brasileiros que residem no exterior.

A madrinha da premiação internacional é a atriz e modelo brasileira Luiza Brunet.

A cerimônia de premiação será em outubro no Palácio do Parlamento Britânico.

karine Aguiar foi indicada à premiação pelo mineiro Antônio Cançado, o Monsieur Pão de Queijo' - Foto: Adriano Sarmento/Ascom
karine Aguiar foi indicada à premiação pelo mineiro Antônio Cançado, o Monsieur Pão de Queijo’ – Foto: Adriano Sarmento/Ascom

Escolha do vencedor

A escolha do vencedor da premiação é dividida em três fases:

– a primeira é de nomeação por iniciativa de outros brasileiros residentes no Brasil ou no exterior;

– a segunda fase está em andamento até julho, que é a da votação popular pelo Instagram da High Profile Magazine (@highprofilemagazine);

– na última fase, os cinco mais votados em cada categoria irão para a final e quem decidirá o vencedor será uma comissão técnica.

Na etapa final, a comissão técnica avalia a trajetória de vida e a relevância profissional de cada candidato.

Para esta edição, que irá acontecer no dia 28 de outubro, o lugar escolhido para a grande final foi Palácio do Parlamento Britânico, onde está localizado o famoso relógio Big Ben, um dos símbolos da capital inglesa.

A cantora recebeu a indicação, por meio do mineiro Antônio Cançado, que é fascinado pela Amazônia e, atualmente é conhecido em toda Europa como “Monsieur Pão de Queijo”.

Público pode votar na cantora amazonense, Karine Aguiar, pelas redes sociais - Foto: Adriano Sarmento/Ascom
Público pode votar na cantora amazonense, Karine Aguiar, pelas redes sociais – Foto: Adriano Sarmento/Ascom

Atualmente, Karine está na segunda fase do concurso, da votação popular.

“Eu estou muito feliz de poder ter recebido essa indicação. É um momento histórico porque é a oportunidade que nós artistas do Norte temos pra dizer ao resto do Brasil e do mundo, que existimos”, enfatizou a artista.

Ela também convidou os amazonenses a votarem muito e a compartilharem a votação com objetivo de obter bastante engajamento.

“Eu conto com cada um de vocês, com seus votos, com suas mensagens, com seu engajamento para que a gente consiga levar Manaus, o Amazonas e a Amazônia para o topo do mundo, afinal a nossa música também existe”, convidou.

RELACIONADAS

+ Videoclipe de Shakira com indiretas supera 100 milhões no Youtube

+ Ozzy quer retornar aos palcos mesmo ‘preso a uma placa com rodas’

+ The Weeknd lança clipe de ‘Is There Someone Else?’; veja o vídeo

Karine Aguiar

É uma das vozes amazônicas mais contundentes da atualidade. Radicada na Itália desde 2020, foi mencionada pela imprensa italiana como “uma cantora versátil, poderosa e com uma magnífica segurança” (Giornale di Brescia, 2019).

Nasceu em Manaus e desde 2012 vem estabelecendo colaborações artísticas e acadêmicas com importantes nomes da música na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil.

Karine Aguiar é reconhecida internacionalmente pelo “Jungle Jazz”, estilo que combina a música nativa da Amazônia e o Jazz.

Em 2022, representou o Brasil na programação do Earth Day Italia promovido Radio Televisione Italiana (RAI) em Roma.

A artista é membro imortal da Academia Amazonense de Música, possui mestrado em sustentabilidade na amazônia e doutorado em ecomusicologia.

Ela é uma das indicadas à premiação “Melhor do Brasil no Mundo” na categoria de “Melhor Cantora Brasileira no Mundo” que acontecerá em Londres no Palácio do Parlamento Britânico em outubro de 2023.

A premiação

O prêmio é considerado pela revista Forbes como o evento mais prestigiado da comunidade brasileira no exterior.

Além da cerimônia de gala no Palácio do Parlamento Britânico, o “Melhor do Brasil no Mundo” contará com uma série de eventos dentre palestras, feiras e shows por toda a cidade de Londres.