Na manhã desta terça-feira, 9, o presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos), subiu à tribuna e discursou sobre o rompimento político com o Governador Antonio Denarium (Progressistas).

Banner Obras Acre 300x225

No último sábado, 6, Soldado Sampaio emitiu uma nota confirmando o rompimento político após afirmar que o Governador estaria espionando os deputados, por meio do sistema de inteligência do Governo. Confira a matéria

Além disso, os policiais penais que denunciaram casos de assédio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) também seriam monitorados.

Durante o discurso no plenário da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio, apontou que um dos motivos pelo rompimento seria pela forma do Governador tratar com os deputados para deliberação de emendas. 

Soldado Sampaio
Soldado Sampaio- Foto: Reprodução TV Assembleia

Segundo Sampaio, Denarium coagia os deputados a gravarem vídeos institucionais, em troca da deliberação de emendas parlamentares.

“Eu vi muitos colegas constrangidos com esse comportamento e o deputado despachar com o governador e sair lá com a equipe de comunicação orientando a gravar vídeo institucional”. 

Soldado Sampaio

Após esses episódios pontuados pelo presidente da Assembleia, ele afirmou que tomou uma atitude em defesa dos deputados.

“Cobramos do governador um posicionamento, uma explicação do que que está acontecendo, qual é a ideia, o que que está por trás disso, o que significa esse movimento desrespeito. Sem falar que é criminoso esse tipo de comportamento ninguém gosta disso, isso é inaceitável”.

Soldado Sampaio

Reeleição 

Soldado Sampaio elogiou a gestão do primeiro mandato do Governador Antonio Denarium. Porém, no processo político de reeleição, ficou preocupado. 

“Durante a reeleição, me preocupei. Vi um desespero no processo, que valia de tudo para ganhar as eleições e isso causou muitos problemas ao Estado, diga a Justiça Eleitoral”.

Soldado Sampaio

A reeleição de Denarium no primeiro turno revelou a aprovação popular. Porém, Sampaio afirmou que a boa imagem que o Governador tem não é mérito dele.

“A aprovação popular foi construída por nós, pela base, sufocando qualquer gesto de oposição… Era uma forma de fortalecer o Governador Antonio Denarium, ele se apropriou disso achando é um mérito apenas dele. Não venho concordando com a forma de governar Imaginava que seria um governo muito mais democrático do que seria o primeiro.”

Soldado Sampaio