Os bancos deixarão de oferecer o serviço de transferência por meio de Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferência Especial de Crédito (TEC) a partir desta segunda-feira (15).

A partir das 22h não serão mais emitidos e nem agendados os serviços, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, para transferência entre diferentes instituições financeiras de todo o país.

Com o serviço de transferência instantâneo e sem custo, o Pix acabou sendo a melhor opção, o que fez com que o DOC e a TEC ficassem de escanteio.

O DOC foi criado em 1985 e, desde o surgimento do PIX em 2020, caiu em desuso. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o DOC não ficou entre os cinco principais meios de pagamento mais usados em 2023.

A TED, criada pelo Banco Central em 2002, são tranferências realizadas por empresas, geralmente para pagamento de funcionários, e também encerra suas operações.

Em 2023, o PIX movimentou cerca de R$ 16 trilhões, o que corresponde a mais de 60% dos cadastros de pessoas físicas que utilizaram o meio de pagamento.