O barco de pesquisa da Unidade do Estado do Amazonas (UEA) deve monitorar as águas dos rios do Amazonas por cerca de 12 dias.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A atividade é desenvolvida no Programa de Monitoramento de Água, Ar e Solos do Estado do Amazonas (ProQAS/AM) com apoio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Lançada nesta terça-feira (10), a nova etapa de expedições de mapeamento das águas dos rios da região Amazônica seguirá até as proximidades de São Gabriel da Cachoeira, a 852 quilômetros da capital.
Durante esse período, serão coletados materiais para análise em 60 pontos pré-definidos ao longo do trajeto.
Barco de pesquisa
Com 28 metros de comprimento, o barco de pesquisa do ProQAS/AM “Roberto dos Santos Vieira” é composto por quatro laboratórios, cinco camarotes, refeitório, entre outros espaços.
A bordo da embarcação para esta expedição estão pesquisadores do Grupo de Pesquisa Química Aplicada à Tecnologia (GP-QAT) da UEA e da Universidade de São Paulo (USP).
Integram ainda a tripulação do barco de pesquisa representantes do instituto alemão Max Planck, além de profissionais dos Estados Unidos.
RELACIONADAS
+ Pesquisa: avião de alemães voará na Amazônia a 15 km de altitude
+ Desmatamento na Amazônia apresenta queda de 11%, diz Inpe
+ Governadores da Amazônia destacam combate à fome na região, na COP27
Processo de coleta
As campanhas de monitoramento promovidas pelo ProQAS seguem um cronograma conforme as estações do ano, considerando os períodos de chuva e de seca.
São levantados dados dos pontos no qual se encontram os materiais coletados, em que são analisados 90 parâmetros de cada um.
O levantamento do barco de pesquisa busca estabelecer um banco de dados para ser apontado o Índice de Qualidade de Águas (IQA) da região norte.
O ProQAS/AM é coordenado pelo Prof. Dr. Sérgio Duvoisin Junior, que reafirma a necessidade de se mapear o estado ambiental da região Amazônica.
“O programa nasceu com o objetivo de monitorar o nível de qualidade das águas e identificar o pH dos rios do Amazonas. Os esforços somados com pesquisadores de outros institutos permitem que possamos dar mais um passo importante para a coleta desses dados”, completou.
Parceria
O Acordo de Cooperação Técnica entre Ipaam e UEA, assinado em 2021, definiu o apoio do órgão para o ProQAS/AM, grupo de pesquisa “Química Aplicada à Tecnologia” da Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA, com a disponibilização da embarcação para as atividades e participação de técnicos do Ipaam em ações de monitoramento e análises laboratoriais.
O grupo desenvolve pesquisas desde 2008 e possui ampla experiência no campo de monitoramento ambiental, com vários projetos concluídos ou em execução nessa área do conhecimento.