Após ser levado às pressas para um hospital na madrugada deste sábado (4), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta médica no fim da manhã.
O ex-presidente sentiu desconforto nas pernas e a equipe que o acompanha decidiu procurar atendimento médico.
Após exames e avaliação médica, Bolsonaro foi liberado.
Na saída da unidade, ele falou com a imprensa e disse que já se sentia mal antes de viajar a Manaus.
Segundo ele, a esposa, Michelle, e médico sugeriram cancelar a agenda na capital do Amazonas. Ele chegou a dar entrada em um hospital de Brasília.
“Não dormi a noite passada toda. Minha esposa e os médicos de lá não queriam que eu viesse, mas tinha um compromisso aqui. Eu sou meio duro na queda. Fui muito bem tratado pelos médicos. Isso aqui vai demorar uns 10 dias pra curar, está melhor”, disse o ex-presidente.
O médico responsável pelo cuidado do ex-presidente informou que o quadro de saúde de Bolsonaro é estável.
“O paciente está bem, está melhor, foi uma desidratação leve, com uma erisipela que a gente já está tratando. Está saindo bem, está um aço agora”, disse o médico.
Diagnóstico em Manaus
O hospital Santa Júlia divulgou que o ex-presidente apresentou um quadro de erisipela e uma leve desidratação.
Bolsonaro está em Manaus desde a manhã de sexta-feira (3), para participar de eventos políticos.
O que é erisipela?
Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular. O quadro é causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.
O problema pode atingir pessoas de qualquer idade, sendo mais comum em diabéticos, obesos e em pessoas com deficiência da circulação das veias dos membros inferiores. Ela não é contagiosa.
Os sintomas incluem calafrios, febre alta, fraqueza, dor de cabeça, mal-estar, náuseas e vômitos.
As alterações na pele podem ser notadas rapidamente e variam desde uma simples vermelhidão, dor e inchaço até a formação de bolhas e feridas por necrose (morte das células) da pele.
A localização mais frequente da erisipela é nos membros inferiores, na região acima dos tornozelos, mas pode ocorrer em outras regiões como face e tronco.