Os senadores amazonenses Plínio Valério (PSDB) e Eduardo Braga (MDB) voltaram a cobrar, com veemência, agilidade na reconstrução da BR-319.

A rodovia, que é a única via de ligação entre Manaus (AM) e o restante do país, via Porto Velho (RO), tem sido um ponto crucial de debate.

Além disso, a pavimentação da BR-319 é vista como essencial para melhorar a conectividade e o transporte na região.

Plínio defende a reconstrução da BR-319 para que o Amazonas não entre em colapso de transporte de comida e remédios durante a seca que se anuncia “desastrosa” nos próximos meses no estado.

“A estiagem vai vir. Quando os rios não estão navegáveis, é pela estrada que a gente recebe, pelos caminhões, pelas carretas, os produtos alimentícios, medicamentos e outros. Se a estrada não estiver trafegável, nós vamos colapsar”, argumenta o senador tucano.

Em discurso na tribuna, nesta semana, Plínio destacou que o acidente do Rio Grande do Sul “não tem nada a ver com o desmatamento ou queimadas no Brasil”.

Além disso, criticou a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente:

“Ao contrário do que apregoa a Ministra Marina Silva, nós não queremos uma estrada para passear, mas queremos uma estrada para nos abastecer”.

Ademais, ao Portal Norte, Plínio chamou atenção para a prevenção de desastres, após o ocorrido no Rio Grande do Sul:

Na mesma linha, o senador Eduardo Braga também destacou medidas preventivas para minimizar tragédias ambientais e a seca na região:

“Quando os rios secam, a BR-319 é ​​o caminho viável para abastecer o Amazonas e Roraima. Além disso, já estamos construindo as duas pontes caídas e licitando outras três. Vem aí mais 20 km de pavimentação no Lote C. Precisamos nos antecipar às características climáticas extremas. BR-319 já!”, disse Braga.

BR-319

A rodovia tem cerca de 885 quilômetros de extensão e, desse total, 405 quilômetros não estão pavimentados. Cerca de 27 mil pessoas vivem nesse trecho.

Licitação

No final de abril deste ano, foi publicada a licitação de um trecho de 20km da BR para a execução de obras. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) comemorou o avançar do processo:

“Isso é importante! São os primeiros 20 quilômetros que voltam a ser contratados para serem asfaltados ainda nesse verão, depois virão os outros 30 quilômetros, que estão em fase de atualização do projeto. Portanto, é mais um passo no sentido de que a BR-319 está andando”.

Plínio afirmou que a licitação abrange apenas um trecho da rodovia e que a briga pela pavimentação de toda a BR vai continuar:

Estiagem

Em 2023, a seca atingiu o ápice no estado. O nível do rio Negro chegou a 12,70 metros, o que provocou um impacto social e econômico em todo o estado.

Consequentemente, a rodovia se mostrou necessária para o deslocamento de pessoas e chegada de insumos.

Na época, Braga também fez críticas à Marina Silva:

“Ela tem alegado situações absolutamente desonestas, do ponto de vista intelectual. Além disso, dizer que a BR-319 vai ser uma ‘BR de passeio’ é desconhecer a nossa região, o nosso povo”, ressaltou.