O Ministério das Relações Exteriores do Brasil condenou e manifestou “veemente repúdio” à tentativa de assassinato contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
Em nota, divulgada neste sábado (13), o ministério escreveu:
“O governo brasileiro condena o atentado ocorrido hoje, 13 de julho, contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
Ao manifestar veemente repúdio ao atentado e desejo de pronta recuperação do ex-presidente, o Brasil reafirma ser inaceitável qualquer forma de violência política em sociedades democráticas e acompanha com atenção o pleno esclarecimento dos fatos”.
Trump foi alvo de disparos durante comício na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Ele foi ferido na orelha, após disparos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também criticou “veementemente” o atentado contra Donald Trump. Ele afirmou que todos os defensores da democracia devem repudiar o ataque.
Nas redes sociais, Lula disse que o ocorrido neste sábado é “inaceitável”.
Atentado
Durante o comício de Donald Trump em Butler, Pensilvânia, nos Estados Unidos, uma sequência de tiros interrompeu o evento.
Ao ouvir os disparos, Trump levou a mão à orelha direita e abaixou-se, acompanhado por vários apoiadores.
Após sofrer ferimento na orelha, os agentes rapidamente levaram Trump para um veículo e o retiraram do local. Além disso, um participante do evento morreu e outra pessoa está em estado grave.
O FBI investiga o atentado e a segurança será revista para as próximas convenções.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.