O atletismo brasileiro teve bons motivos para sorrir nos Jogos Pan-Americanos de Santiago nesta quarta-feira (1º).

Foram duas medalhas de ouro, um bronze, e mais cinco vagas para as finais desta quinta-feira (2) no Coliseu do Estádio Nacional Julio Martínez.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A dobradinha no pódio dos 110m com barreiras veio com ouro para Eduardo de Deus (13s67) e com bronze para Rafael Pereira (14s04). As marcas não foram tão boas pela condição ruim da pista, fria e úmida.

O recorde do continente é de 12s80, do americano Áries Merrit. A prata ficou com De’vion Wilson, dos EUA, com 13s78.

“Fico muito feliz com a medalha, muito contente. Era competição para medalhas, mas resultado muito aquém do que a gente pode fazer. A competição veio em período muito ruim para nós do atletismo, muito tarde, mas saio feliz por ter dois no pódio, isso nos deixa com moral para a Olimpíada do ano que vem”, disse Eduardo de Deus.

O Brasil também subiu no topo do pódio nos 400m, com Lucas Villar Conceição confirmando o favoritismo e cruzando com 45s77.

O xará Lucas Carvalho perdeu fôlego no fim e acabou em quarto, com 46s84. A prata ficou com o mexicano Luis Antonio Àviles, com 45s97, seguido pelo chileno Martin Kouyoumdjian, bronze com 46s58.

“Estávamos todos focados. No meio de tanto atleta de alto nível, eu estava concentrado na minha corrida e isso que me ajudou a ser campeão pan-americano”, disse Lucas.

Nesta quinta-feira, o Brasil disputará medalhas na final dos 200m feminino com Ana Carolina de Jesus, que foi a melhor de sua semifinal com 23s61, e também nos 400m com barreiras. O Brasil tem 4 representantes.

No feminino, Chayenne Pereira foi a melhor do dia, com 57,85 em sua bateria, enquanto Marlene Ewellyn Santos avançou em 2º, com 58s29.

Já no masculino, Matheus Lima, primeiro em sua bateria, com 49s94, e Márcio Soares, terceiro na sua semifinal, com 51,20, se garantiram.

RELACIONADAS

+ Brasileiro é tri-campeão pan-americano no tênis de mesa

+ Pan-Americano: Brasil é prata por equipes no judô