Ícone do site Portal Norte

Governo reinstala Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS

Governo reinstala mesa de negociação permanente sobre o SUS- Foto: Reprodução/Canva

Governo reinstala mesa de negociação permanente sobre o SUS- Foto: Reprodução/Canva

Em publicação nesta segunda-feira (17), no Diário Oficial da União (DOU), o governo reinstalou Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) para estabelecer um fórum entre empregadores e trabalhadores do SUS sobre os pontos referentes à força de trabalho em saúde.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Acerca das responsabilidades, cabe à Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS):

A atuação da MNNP-SUS deverá contribuir para o efetivo funcionamento do SUS, colaborando para o acesso, a humanização, a resolutividade e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. 

Além disso, também abordará temas gerais e assuntos de interesse da cidadania, relacionados à democratização do Estado.

A MNNP-SUS é composta por uma bancada de gestores públicos e prestadores de serviços e trabalhadores conveniados ao SUS.

As entidades sindicais nacionais que desejam participar da mesa deverão ter, devidamente comprovados:

A mesa deverá ser coordenada pelo representante do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho na Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (DEGERTS/SGTES/MS), e indicado por esta última.

Além disso, o Sistema Nacional de Negociação permanente do SUS será composto pela Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS)e as mesas estaduais, distritais e municipais que firmarem Termo de Adesão a esta Resolução.

Confira a decisão na íntegra:

RELACIONADAS

+ Grupo de Trabalho avaliará publicidade em mídias digitais no governo

+ Membros do GT da Reforma Tributária cumprem agenda em Manaus

+ Lula deve se encontrar com ministro das Relações Exteriores da Rússia

Sobre a mesa

A MNNP-SUS foi criada por meio da Resolução n.º 52, de 6 de maio de 1993, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e reinstalada pela Resolução CNS n.º 229, de 7 de maio de 1997.

Após funcionamento por um período intermitente, a mesa assumiu caráter permanente em 2003, mediante a publicação da Resolução CNS n.º 331, de 4 de junho.

Em 14 anos de trabalhos ininterruptos, a MNNP-SUS se constituiu enquanto ferramenta importante para a Gestão do Trabalho no âmbito do SUS, porém no início de 2019, a MNNP-SUS teve suas atividades paralisadas.

** Sob supervisão de Ana Kelly Franco

Sair da versão mobile