O Senado acumula 59 requerimentos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta lista, 23 pedidos são a favor da saída de Alexandre de Moraes do STF.
Assim, Moraes já se torna o maior alvo de deputados e senadores que desejam seu impeachment.
Contudo, esse número deve aumentar, pois parlamentares da oposição ao governo anunciaram que solicitarão a distituição de Moraes no cargo de ministro do STF.
Nesse momento, cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), acatar as solicitações. Contudo, Pacheco não é obrigado a analisar os conteúdos e nem há prazo para isso.
Além de Alexandre de Moraes, ministros como Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia também receberam pedidos de impeachment.
Leia também: Segurança de Alexandre de Moraes pede relatórios informais ao TSE.
Impeachment de Alexandre de Moraes
O impeachment de Moraes tem sido um assunto recorrente, uma vez que a reportagem da Folha de S. Paulo expôs mensagens sobre o uso extraoficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo ministro.
Moraes usava o TSE para embadar inquéritos de sua relatoria contra bolsonaristas no STF.
Com a repercusão, os parlamentares de oposição pressionam a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e pelo impeachment de Alexandre de Moraes.
Além disso, o pastor Silar Malafaia está organizando uma manifestação pró-impeachment de Alexandre de Moraes, marcada para acontece no Dia da Independência, 7 de setembro.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.