Em apenas cinco dias, a petição pública a favor do impechment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ultrapassou a marca de 1 milhão de assinaturas.
Apenas nesta quarta-feira (21), mais de 96 mil assinaturas foram registradas.
A petição começou no dia 16 de agosto, motivada pela reportagem da Folha de S. Paulo que revelou mensagens sobre pedidos extraoficiais do ministro para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Moraes usava os materiais recolhidos para embasar inquéritos de sua relatoria contra bolsonaristas no STF.
A petição continua aberta no site Change.org, com objetio de alcançar 1,5 milhões de assinaturas. Para participar, basta o cidadão adicionar nome, sobrenome e o seu email.
“Trata-se do maior atentado à democracia já testemunhado pelo povo brasileiro, em que um Ministro do STF usa ilegalmente o aparato estatal para perseguir alvos por ele pré-determinados, que não possuem foro por prerrogativa de função para serem investigados por ele próprio, no âmbito da Suprema Corte ou do Tribunal Superior Eleitoral.“, aponta trecho da decrição da petição.
“Sob o falso pretexto de defender a democracia, Alexandre de Morais destruiu os pilares democráticos e descumpriu a Constituição Federal de 1988 de uma maneira nunca antes vista na história do Brasil.”, afirma outro trecho.
Impeachmente de Alexandre de Moraes
Com a crescente repercussão do caso, parlamentares da oposição aumentam a pressão para a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e para o impeachment de Alexandre de Moraes.
Na semana passada, diversos deputados e senadores se uniram e declararam que pretendem protocolar um pedido de impeachment contra Moraes no dia 9 de setembro.
Ao mesmo tempo, o pastor Silas Malafaia está organizando uma manifestação a favor do impeachment de Alexandre de Moraes, marcada para ocorrer no Dia da Independência, em 7 de setembro.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.