O capitão da Polícia Militar, Helton John Silva de Souza, de 48 anos, investigado pelo assassinato de um casal de agricultores no Cantá, afirmou em depoimento que ligou para o comandante-geral da corporação, coronel Miramilton Goiano, no dia do crime.

Durante a ligação, o coronel teria orientado Helton a destruir o próprio celular. Helton está detido, enquanto o empresário Caio Porto, a quem o ex-chefe da segurança do governador Antonio Denarium atribui a responsabilidade dos assassinatos, segue foragido.

No dia do ataque ao casal Flávia Guilarducci, de 50 anos, e Jânio Bonfim de Souza, de 57, o capitão atuava como chefe da segurança do governador.

Três dias após o crime, Helton foi afastado da segurança do governador e colocado à disposição da PM. O capitão declarou que procurou Miramilton por ele ser o comandante-geral da tropa e também um antigo amigo e pastor da igreja.

Helton disse que estava preocupado porque Caio afirmou que se entregaria à polícia, o que não ocorreu. A ligação foi feita via WhatsApp.

O depoimento acentua a crise do governo de Roraima

Conforme Helton, o comandante questionou se ele estava com o celular no momento do crime e porque não deu voz de prisão a Caio. Helton respondeu que explicaria depois.

Seguindo a orientação do comandante, Helton trocou de aparelho e deu o antigo para o filho vender. Além disso, ele manteve a arma usada no crime escondida em sua casa.

“Fiquei assim: ‘pô, vou ter que avisar para alguém, vou ter que avisar, vou pensar aqui. Rapaz, vou ligar pro coronel Miramilton’. Além dele ser pastor, é meu amigo, a gente se conhece desde que eu não era polícia, conhece meu pai, conhece meu avô e é comandante da polícia”.

– Helton John Silva de Souza, capitão da Polícia Militar.

Até agora, a Polícia Civil identificou alguns suspeitos envolvidos no assassinato do casal: o capitão Helton Souza; o empresário Caio Porto; Genivaldo Lopes Viana, de 53 anos; além de Luiz Lucas Raposo da Silva, de 35, e Johnny de Almeida Rodrigues, que foram presos, mas já estão em liberdade.

Fonte: G1 Roraima.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.