O ex-segurança do governador Antonio Denarium, capitão da Polícia Militar (PM-RR) Helton John, foi preso nesta sexta-feira, 10, acusado de homicídio em Roraima.
O militar é acusado de participação no assassinato de um casal de agricultores no município de Cantá-RR. O crime ocorreu no dia 23 de abril, na vicinal do Surrão.
Na quarta-feira, 24, a Polícia Civil de Roraima (PCRR) prendeu dois homens suspeitos de participarem do crime.
O agricultor Jânio Bonfim de Souza, de 57 anos, morreu no local. A sua companheira, Flávia Guilarducci, de 50 anos, foi encaminhada para o Hospital Geral de Roraima (HGR), mas não resistiu.
O capitão da PM Helton John e outros dois comparsas são suspeitos de ir até a fazenda das vítimas, invadir a residência e efetuar os disparos contra o casal.
No dia do crime, o capitão ocupava a função de coordenador da equipe de segurança do governador do estado.
Segundo o delegado responsável pelo caso, um dos vizinhos da propriedade ouviu o barulho dos tiros e, logo em seguida, recebeu uma ligação de um dos trabalhadores das vítimas relatando o ocorrido e pedindo socorro.
Na tarde desta quinta-feira, 9, Helton John publicou um vídeo nas redes sociais, onde relata estar sendo “perseguido” por um veículo não identificado. No vídeo, o militar cita que irá registrar um boletim de ocorrência.
Homicídio em Roraima teve repercussão nacional
Uma matéria publicada no portal O Globo, no ultimo dia 8 de abril, trouxe à tona uma série de casos envolvendo a Polícia Militar de Roraima O envolvimento de PMs em crimes dos mais diversos em Roraima ganhou um novo capítulo na semana passada.
O capitão Helton John Silva de Souza foi identificado como uma das pessoas presentes no duplo homicídio de um casal de agricultores envolvidos em uma disputa por terras. Uma das vítimas, inclusive, chegou a gravar o momento em que foi abordada por homens que tentavam se apossar de suas propriedades.
Na gravação à qual O GLOBO teve acesso, é possível, de acordo com as investigações, ouvir a voz do capitão Helton antes dos disparos matarem o casal.
Helton John, no dia do crime, ainda era o coordenador da segurança do governador Antonio Denarium (PP). Ele foi afastado do cargo seis dias após os assassinatos.
Em um relatório obtido pelo GLOBO, a Polícia Civil diz ter confirmado se tratar da voz do capitão Helton John com colegas de trabalho e amigos do futebol.
Segundo o documento, ao tomarem conhecimento do caso, pessoas próximas ao capitão “’vinculadas a contextos religiosos’ expressaram profunda tristeza e decepção, reforçando a credibilidade das acusações sem indícios de falsidade”.
Procurada, a PM disse não ter sido ainda oficialmente informada da participação do capitão Helton John no crime de duplo homicídio.
Já a Casa Militar de Roraima confirmou a decisão de afastar o oficial após tomar conhecimento da investigação. O órgão esclarece que, no dia do crime, Helton John estava de folga. A defesa de Helton John também foi procurada, mas ainda não se manifestou.