O ciclista George Silva de Souza, de 63 anos, que estava desaparecido há um mês, após uma expedição ao Monte Caburaí, foi encontrado em um território indígena na Guiana nessa terça-feira, 30.

Banner Obras Acre 300x225

Ele havia feito o último contato com a família no dia 27 de março.

Segundo informações de seu filho, Gregori de Souza, seu pai estava debilitado e há dias sem comer.

“Ele estava muito debilitado, estava abalado emocionalmente, chorando, mas muito aliviado por ter conseguido dar notícias”, disse.

Após ser encontro por um grupo de caçadores indígenas na Guiana, George foi levado ao hospital em Georgetown, capital do país vizinho para receber atendimento médico.

“Ele foi encontrado na selva, foi levado para uma comunidade e recebeu os primeiros atendimentos, como aferimento de pressão e viram o peso dele. Ele saiu daqui com 63 kg, mais ou menos e lá tiraram o peso dele e ele estava pensado 54 kg” disse o filho do ciclista.

Segundo os familiares, George deve retornar para Boa Vista no próximo sábado, 4.

Ciclista desaparecido após expedição ao Monte Caburaí é encontrado na Guiana
Ciclista foi encontrado por um grupo de caçadores indígenas na Guiana – Foto: Reprodução

Entenda o desaparecimento do ciclista

O missionário e ciclista George Silva de Souza, saiu em fevereiro deste ano para uma expedição até o Monte Caburaí, no Uiramutã, município ao Nordeste de Roraima.

Segundo os familiares, desde o dia 27 de março George não fazia contato com os parentes.

O prazo dado pelo ciclista à família para retorno do Monte Caburaí seria no dia 8 de abril. 

Diante disso, família registrou boletim de ocorrência sobre o desaparecimento.

Preocupado com o sumiço do pai, Gregori de Souza, filho de George veio à Roraima para tentar localizá-lo.

O filho de George explicou ainda, que o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR) chegou ao município de Uiramutã para levantar informações e foram informados de o homem poderia estar em uma aldeia da Guiana, país que faz fronteira com o Brasil.

“Na segunda-feira, antes de nós sairmos de volta para Boa Vista, fomos informados de que eles (CBM-RR) tinham recebido a informação de uma aldeia lá da Guiana de que o meu pai foi visto passando por essa aldeia, rumo ao Monte Caburaí. Então isso indica que ele ainda está tentando chegar naquela localidade” explicou.

À época do desaparecimento, as autoridades de Roraima informaram que não teriam jurisdição para realizar buscas no país vizinho.

ciclista
Ciclista durante expedição – Foto: Reprodução