O Manaus derrotou o Amazonas, nos pênaltis, na noite do último domingo (14), e conquistou o título do Barezão 2024. No tempo normal, a partida terminou empatada em 1 a 1.

Banner Obras Acre 300x225

A conquista do título do Gavião passou pelas mãos do jovem goleiro Vinicius Favero. Contratado em 2023, vindo do Mirassol (SP), o goleiro defendeu um pênalti na final, além de garantir segurança na meta do Manaus.

Para o Portal Norte, Vinicius falou sobre a preparação para a disputa de pênaltis, a importância e a sensação da defesa do pênalti na final.

“O título de ontem é muito importante, tanto para a gente atletas, tanto para o clube, tanto para a comissão, mostramos que somos capazes e podemos sair felizes com o título. E a preparação vem todo dia com o professor Pombo e toda comissão técnica, a gente tinha a análise dos batedores, só que a maioria não estava no jogo, então a gente se fechou ali junto com a comissão técnica, com o Pombo e fizemos o que trabalhamos, era esperar e definir para ir na bola”, afirma.

Com apenas 20 anos quando contratado, Vinicius começou a passagem no Esmeraldino como terceiro goleiro, ainda em 2023. Em 2024, foi a segunda opção no gol da equipe durante todo o primeiro turno.

No segundo turno, com a troca no comando técnico da equipe, o goleiro assumiu a titularidade logo na primeira partida. Diante do Unidos do Alvorada, o Manaus venceu por 2 a 0 e Vinicius não tomou gol.

Nas partida seguintes, com boas atuações e com a defesa da equipe fortalecida, o guardião da meta do Gavião sofreu poucos gols. No total, Vinicius levou apenas três gols em oito jogos no returno e na grande decisão, com cinco partidas sem sofrer gols.

Ao final da final do Estadual, Vinicius foi eleito o melhor jogador da decisão e recebeu, do presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Rozenha, o troféu “Caboco do Jogo”.

Vinicius foi eleito o melhor jogador da final - Foto: Deborah Melo/FAF
Vinicius foi eleito o melhor jogador da final – Foto: Deborah Melo/FAF

“E a sensação é única, de poder ter ajudado a minha equipe no final, no título ter conquistado, e o pênalti defendido corou o trabalho, corou o trabalho de todos nós, do professor Pombo, da comissão técnica, e somente agradecer a Deus por esse título.”, completa o goleiro.