Se você é tutor de gato e quer que se animalzinho viva por muitos anos, os cuidados com a saúde do bichano são importantes nesse processo de longevidade.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O site no faro elencou sete cuidados básicos que todo tutor precisa saber para proporcionar vida longa e saudável aos gatinhos.

Lista de cuidados com gato:

1 – Alimentação

Os gatos precisam ter uma dieta rica em proteínas, afinal, a proteína é a principal fonte de energia dos felinos e não deve ser deixada de lado na alimentação.

2 – Evite o contato com a rua

Na rua, o seu felino está exposto a muitos perigos como outros animais soltos, automóveis, comer algo indevido, entre outros incidentes.

A orientação muito importante é que o tutor limite o contato dele com o meio externo e promova um enriquecimento ambiental no local onde o seu pet passa a maior parte do tempo.

O tutor deve fornecer brinquedos, caixas de papelão, entre outros objetos que possam distrair seu gatinho.

3 – Hidratação sempre

Diferente dos cães, os gatos não costumam beber água com tanta facilidade, por isso é importante que o tutor estimule o bichano a criar esse hábito.

O tutor deve manter a água sempre fresquinha e ter potes de água espalhados pelos ambientes em que pet circula pela casa.

4 – Proteção contra vermes

Os gatinhos, mesmo que não saiam do ambiente doméstico, também devem estar sempre protegidos dos vermes, das pulgas e dos carrapatos.

Vermífugos e antipulgas para gatos são itens indispensáveis para a saúde do felino e devem ser dados periodicamente conforme a orientação do médico veterinário.

RELACIONADAS

+ Projeto de Lei prevê licença do trabalho por morte de pet

+ Gato com deficiência conquista milhares de fãs na Internet

+ Confira 5 dicas para sono perfeito do seu cachorro

5- Vacina

O item é considerado um dos mais importantes da lista. O gato deve iniciar o calendário de vacinação desde filhote e deve reforçar as doses anualmente, conforme orientação veterinária.

6 – Saúde emocional

A saúde emocional dos bichanos também é muito importante e o tutor deve estar atento e zelar pelas emoções dos bichinhos.

Um dos meios de tornar o seu gatinho mais saudável mentalmente é dedicar tempo de qualidade ao lado do pet.

E, diferente do que falam popularmente que os fatos são independentes e não hã problemas em deixá-los sozinhos, o felino não deve ficar tanto tempo só.

Claro que há momentos dele brincar e ficar sozinho, mas lembre-se, equilíbrio é tudo, seja na hora de ficar com o pet ou deixar que ele brinque sozinho.

7- Check up e saúde em dia

O mais importante desta lista é o check up anual e todo felino, assim como nós humanos, deve passar para garantir que está tudo bem com sua saúde.

A prevenção é o melhor meio de prevenir problemas futuros e até mesmo descobrir outros de maneira precoce.