Nesta sexta-feira (1), o presidente Luiz Inácio Lula da SIlva (PT) fez seu primeiro discurso na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai.

Durante o discurso, Lula ressaltou que o “planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos”.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“O planeta já não espera para cobrar da próxima geração. O planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos, de metas de redução de emissão de carbono negligenciadas e do auxílio financeiro aos países pobres que não chega”, disse Lula.

Ainda em seu discurso, Lula criticou a emissão de carbono e a desigualdade social.“Quantas toneladas de carbono são emitidas pelos mísseis que cruzam o céu e desabam sobre civis inocentes, sobretudo crianças e mulheres famintas?”, disse.

Para Lula, o dinheiro que é investido em armas poderia “ser investida investida no combate à fome e no enfrentamento da mudança climática”.

Amazônia

Neste ano, o Brasil enfrentou um dos piores cenários de seca e enchentes. Lula falou sobre a crise que afetou o Norte e o Sul. “A Amazônia amarga uma das mais trágicas secas de sua história. No Sul, tempestades e ciclones deixam um rastro inédito de destruição e morte”, destacou. “A ciência e a realidade nos mostram que desta vez a conta chegou antes”.

RELACIONADAS

+ Amazonas propõe desmatamento líquido zero até 2030 para a COP-28