No dia 8 de fevereiro, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição das 752.184 doses da vacina contra a dengue. A quantidade corresponde à primeira remessa das vacinas, distribuídas inicialmente para 9 estados e o Distrito Federal.

Na região Norte, apenas Amazonas e Acre foram selecionados para o recebimento do primeiro lote dos imunizantes contra a doença.

O estado do Amazonas recebeu 78.755 doses da vacina, entregues à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) no último sábado (10). As primeiras doses serão entregues à 12 municípios do estado:

  1. Manaus
  2. Iranduba
  3. Presidente Figueiredo
  4. Rio Preto da Eva
  5. Barcelos
  6. São Gabriel da Cachoeira
  7. Careiro
  8. Nova Olinda do Norte
  9. Manaquiri
  10. Santa Isabel do Rio Negro
  11. Autazes
  12. Careiro da Várzea

A retirada dos imunizantes é feita pelas secretarias de saúde de cada município. Três municípios do Amazonas já sabem a data de retirada.

Em Manaus, as 65.037 doses destinadas ao município para a imunização já foram recolhidas. Para Rio Preto da Eva e Nova Olinda do Norte, a retirada será na sexta (16).

Até o momento, não há previsão para o início da imunização contra a dengue nos municípios do Amazonas.

Os outros estados da região Norte também receberão o imunizante, sem data confirmada para a distribuição.

Acre é o primeiro a iniciar vacinação

No Acre, as imunizações já começaram, sendo o primeiro estado a iniciar a vacinação no Norte, um total de 17.810 doses da vacina foram entregues.

A imunização no estado começou nesta quarta-feira (14), em Rio Branco. Além da capital, outros 10 municípios devem receber as doses do imunizante:

  1. Senador Guiomard
  2. Capixaba
  3. Sena Madureira
  4. Plácido de Castro
  5. Manoel Urbano
  6. Porto Acre
  7. Acrelândia
  8. Bujari
  9. Santa Rosa do Purus
  10. Jordão

Público-alvo e esquema vacinal

Neste início de campanha, fazem parte do público-alvo da imunização as crianças entre 10 e 11 anos. Duas doses de vacina compõem o esquema vacinal e o intervalo entre as doses é de três meses.

Segundo o Ministério da Saúde, quando mais doses estiverem disponíveis e forem distribuídas, o público-alvo da campanha será ampliado para crianças com idade entre 10 e 14 anos.

A escolha pela limitação inicial de faixa etária também ocorre pela maior incidência de casos nas crianças com idade entre 10 e 11 anos.

Casos de dengue nos estados

O último informe epidemiológico de arboviroses no Amazonas, divulgado nesta quinta-feira (15) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), aponta 1.383 casos confirmados de dengue em 2024. Há uma morte confirmada e outras duas mortes em investigação.

No Acre, o número de casos confirmados de dengue chegou a 744, com outros 4.106 em investigação. Não há mortes suspeitas e confirmadas da doença. As informações são do Ministério da Saúde.

No Amapá, são 868 casos prováveis da doença. Em Roraima, são 90 casos prováveis. Em Rondônia, são 840 casos prováveis. No Pará, o número de casos prováveis de dengue chegou a 1.628. Em Tocantins, os casos prováveis chegaram a 1.282.