Em comemoração ao Dia Nacional dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, a Hutukara Associação Yanomami (HAY) lançou o novo site da organização.

Segundo a Hutukara, o novo layout traz sete sessões onde o usuário pode encontrar quem são os povos Yanomami e Ye’kwana, quem é a Hutukara e as principais linhas de trabalho, além de mapas com localização do território, delimitação e comunidades.

Novo site da Hutukara Associação Yanomami – Reprodução Site Hutukara

O vice-presidente da HAY, Dário Vitorio Kopenawa, disse que a nova página deve proporcionar maior visibilidade aos trabalhos da associação, que completa 20 anos, em novembro.

“Importante para mostrar o trabalho da Hutukara, principalmente para os não indígenas para olhar, conhecer e respeitar. É o fruto do nosso trabalho. Estudantes, autoridades, acadêmicos, pesquisadores vão conhecer as atividades que estamos promovendo, os nossos compromissos e prioridades. Mostrar para a sociedade o trabalho que a Hutukara vem fazendo há muito tempo”, destacou. 

Desta forma, ações de proteção territorial, produtos da floresta e governança institucional estão disponíveis na nova página eletrônica.

Além disso, é possível conhecer áreas afetadas pelo garimpo.

Garimpo na Terra Indígena Yanomami – Foto: Bruno Kelly/Hutukara/ISA.

Terra Indígena Yanomami

Localizada ao extremo Norte do Brasil, fronteira com a Venezuela, a Terra Indígena Yanomami é a maior do Brasil, com mais de nove milhões de hectares.

Atualmente, o território possui uma população de cerca de 32 mil habitantes, entre os povos Yanomami e Ye’kwana. 

Dia Nacional dos Povos Indígenas

O 19 de abril marca o Dia Nacional dos Povos Indígenas, uma data que convida o cidadão a refletir sobre a importância da cultura e das tradições indígenas na construção da identidade brasileira.

O reconhecimento da pluralidade dos modos de vida, crenças, costumes, usos e herança cultural, e o respeito às formas de organização própria bem como aos direitos originários dos povos indígenas sobre suas terras são direitos constitucionais. 

A data é, assim, uma oportunidade para aprofundar as discussões acerca das questões e desafios que afetam os povos indígenas brasileiros. 

Fonte: Hutukara Associação Yanomami e Governo Federal