Na noite desta segunda-feira (15), Edivan Batista da Fonseca, 34 anos, foi encontrado morto na rua Santa Rita, no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus. Testemunhas relataram que Edivan, proprietário de uma padaria, tinha sido sequestrado por criminosos na tarde do mesmo dia.

Segundo informações de testemunhas, o corpo de Edivan foi encontrado em uma área de mata com uma marca de tiro na região da perna.

Testemunhas informaram ainda que Edivan era dono de uma padaria e foi sequestrado após ter sua casa invadida por criminosos na tarde desta segunda-feira (15).

Não há informações sobre a motivação do crime. O caso deve ser investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo da vítima.

Índice de homicídios no Amazonas

O Amazonas registrou a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes na região Norte e também alcançou a segunda colocação no índice do país, em 2022.

O dados foram divulgados dia 18 de junho pelo Atlas da Violência 2024, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Segundo o Atlas da Violência 2024, no Norte existe a atuação de pelo menos dez organizações criminosas internacionais nas áreas de fronteira, que atuam em conjunto com os grupos brasileiros e em outras vezes disputam rotas e territórios.

Pela primeira vez na série histórica, o Amazonas apresentou a maior taxa de homicídios estimados da região Norte (43,5) e também a segunda maior do Brasil.

Segundo a pesquisa, elevaram essa taxa os municípios de Iranduba (98,1) e Coari (83,6), perto da capital Manaus (55,7); e Tabatinga (95,9), no sudoeste amazonense, no Alto Solimões.

O estudo aponta que o Rio Solimões é estratégico na rota do tráfico de drogas, por escoar a droga produzida no Peru e na Bolívia, sendo disputado pelas facções criminosas locais e internacionais.

Mas os municípios mais visados são Coari, Tefé (27,1) e Itacoatiara (34,7), que, assim como Manaus, recebe navios que se deslocam para o exterior.