Natalia Demes (Psol), pré-candidata à Prefeitura de Manaus, concedeu entrevista ao Portal Norte, nesta quarta-feira (24). Na declaração, ela revela as razões para lançar a pré-candidatura nas eleições 2024 e avalia questões da capital amazonense. 

A pré-candidata destacou que é advogada especializada em direito administrativo e que vem do movimento social, sendo ativista pelo direito das mulheres, humanização do parto e luta contra violência de gênero. Ela pretende ocupar o Executivo Municipal para promover melhor prestação de serviços públicos em Manaus.

“Eu sinto como todos sentem, que estamos ocupando esses espaços para que as pautas sejam mais bem avaliadas, que os serviços públicos sejam mais bem prestados e que tenhamos mais transparência e participação da população na composição desses gastos do orçamento”, afirma.

Natalia Demes avalia que Manaus vive hoje um contexto de pós-pandemia da Covid-19, que deixou a cidade “efetivamente arrasada por falha do Governo Federal”, alinhado com outros setores do poder público, segundo ela.

“Eu percebo que a população manauara está inclusive adoecida. A falta de efetivas mudanças na prestação de serviço de mobilidade urbana cansa a população trabalhadora. As mulheres mães praticamente não têm condições efetivas de deixar seus filhos em creches estruturadas, com alimentação e merenda nutritiva de verdade”, argumenta.  

A pré-candidata avaliou os principais aspectos de áreas importantes da capital amazonense, como saúde, educação, orçamento público e mobilidade urbana.  

Orçamento público  

“[O orçamento] é mal realocado. Principalmente, não é somente mal realocado, porque as decisões de onde partem a realocação desses recursos não partem da população. Falta transparência até para a própria fiscalização. Recentemente tivemos um empréstimo e uma das causas que os vereadores estavam se opondo era justamente a falta de transparência. Temos falta de transparência para quem está no poder, imagina para a população”, destaca.

Educação  

“Precisamos de construção de mais espaços de educação básica e mais espaços com boas estruturas, com espaços de lazer e com atividades lúdicas diversas. Nós precisamos de escolas com tempo integral para termos a possibilidade de mulheres trabalhadoras conseguirem suas rendas. Precisamos de merenda escolar adequada e nutritiva. Precisamos investir em atividades que possam acolher crianças neurotípicas que ficam, muitas vezes, fora da educação básica”, aponta.

Saúde  

“Falando do ponto de vista de trabalho que é a saúde da mulher, nós temos mulheres morrendo por falha na prestação de serviços na saúde, seja por relação com a parte clínica, de exames do colo do útero. Por vezes, há a oferta, mas não há a informação para que as mulheres procurem as unidades. Nós temos situações de mortalidade materna altíssimas em todo Amazonas. Nós temos situação caótica na pediatria e terapias alternativas praticamente inexistentes. Eu vejo um serviço de saúde que não está promovendo o que poderia promover”, afirma.

Mobilidade urbana  

“Para avançar na mobilidade urbana, a gente tem que pensar no aumento de frotas, integrações mais efetivas e no conforto das pessoas que utilizam o transporte público e que ficam muitas vezes nas chuvas, porque não temos paradas de ônibus minimamente estruturadas. Temos passagens de ônibus caras, mas que não suprem a possibilidade de integração. Temos bairros onde a oferta de ônibus é precária e temos falta de segurança e fiscalização. Mesmo com a tentativa de aumentar a frota, isso não vai ser suficiente se não tivermos meios de avaliar e integrar determinados bairros”, explica.

Preferências

Ainda na entrevista, o Portal Norte aproveitou o espaço para descobrir gostos pessoais da pré-candidata relacionados à cidade de Manaus. Em nove questionamentos, com duas alternativas cada, Natalia Demes revelou as preferências regionais, que envolvem aspectos culinários, de entretenimento e de cultura. Veja as respostas: 

  • Pirarucu ou Sardinha? “Pirarucu” 
  • X-caboquinho ou Tapioca? “X-caboquinho” 
  • Tacacá ou Açaí? “Tacacá” 
  • Suco de cupuaçu ou guaraná? “Guaraná” 
  • Macaxeira cozida ou Pé de moleque? “Macaxeira” 
  • Picolé de Buriti ou sorvete de Tapioca? “Sorvete de tapioca” 
  • Carnaval ou Festa Junina em Manaus? “Carnaval” 
  • Boi Bumbá ou Forró? “Boi Bumbá” 
  • Nadar no Rio Negro ou pedalar em Manaus? “Nadar no Rio Negro”