O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu 11 autos de infração nos primeiros 15 dias deste ano.

Banner Obras Acre 300x225

Se comparado com o mesmo período do ano passado, o número é 92,6% menor, quando o Ibama aplicou 148 multas ambientais.  

Os dados são do levantamento feito pela Associação Nacional dos Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ascema) e foram divulgados nesta terça-feira (16).

Não é que os infratores deixaram de cometer os crimes, mas de acordo com o que a associação informou em nota, a diminuição das multas é reflexo das paralisações dos trabalhadores do Ibama.

“Em meio à mobilização atual dos servidores pela reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e por melhores condições de trabalho, onde optaram por suspender as atividades de campo, registrou-se uma queda significativa no número de multas emitidas na mesma região”.

Diz nota, da Ascema

Para pressionar o presidente Lula (PT) a respeito de um novo reajuste salarial, desde o dia 2 de janeiro, havia pelo menos 1.400 trabalhadores do Ibama em greve, juntamente com outras centenas de funcionários do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que aderiram à paralisação dias depois.

Segundo o Ascema, o cenário de redução de multas mostra a “urgência” no atendimento das demandas dos trabalhadores do Ibama e a importância do trabalho desses profissionais na proteção ambiental.

“Vale ressaltar que, apesar da suspensão das atividades de campo, os servidores continuam atuando ativamente nos processos internos, lidando com uma demanda substancial de instrução de processos e análises nos sistemas dos órgãos”, diz a nota.