Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 que estiverem com Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não devem comparecer ao local de prova.

Assim como nas duas últimas edições do exame, esses estudantes poderão solicitar a reaplicação das provas.

O Enem 2022 será aplicado em mais de 1,7 mil municípios nos próximos domingos, 13 e 20 de novembro.

Cerca de 3,4 milhões de participantes estão com a inscrição confirmada.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A reaplicação do Enem será nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

A solicitação da reaplicação deverá ser feita na Página do Participante em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação, conforme o edital do exame. Cada pedido será analisado individualmente.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para a análise da possibilidade de reaplicação a pessoa deverá inserir obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença.

Na documentação deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

Além da Covid serão aceitas justificativas de candidatos com tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

RELACIONADAS

+ Prova do Enem será realizada para mais de 79 mil inscritos neste domingo, no AM

+ Candidatos do Enem 2022 já podem consultar local de prova, divulga Inep

+ Enem 2022: professor dá dicas de ergonomia para jornada de estudos

Uso de máscara 

O uso da máscara de proteção facial é obrigatório nos locais de prova do Enem 2022, exceto nos Estados e municípios onde esse uso esteja liberado, por decreto ou ato administrativo, em locais fechados.

De acordo com o Inep, a aplicação deste ano manterá as medidas de proteção contra a Covid-19, como o distanciamento entre os candidatos nas salas de prova. 

Segundo o último Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi verificado aumento nos casos de Covid-19 no Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Para o médico e professor de doenças infecciosas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Edimilson Migowski, os participantes do Enem 2022 com sintomas gripais, mesmo que não haja obrigatoriedade no local onde façam a prova, devem usar máscara de proteção facial no dia da prova, ainda que não tenham sido diagnosticados com Covid, para evitar o contágio de doenças respiratórias.

Alguns dos sintomas gripais são congestão nasal, nariz escorrendo, dor de garganta e tosse.

“Nesse momento, seria obrigatório o uso da máscara por pessoa que têm sinais ou sintomas de infecção respiratória, quem tem sinal ou sintoma de qualquer enfermidade”, disse.

Além disso, Migowski recomenda que usem máscara pessoas imunodeficientes ou com outras condições que as tornem suscetíveis a essas doenças. 

Enem 2022

No primeiro dia do Enem 2022, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, matemática e ciências da natureza.

Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante.

O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.