A ciência já provou que o design e a decoração de uma casa podem influenciar o bem-estar e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Pequenas mudanças na decoração já podem trazer mais vida ao seu lar e você não precisa ser arquiteto ou decorador para isso. Nem precisa de muito dinheiro também.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A arquiteta Rafaela Costa, da Criare, dá dicas para transformar o astral de uma casa sem precisar de grandes reformas.
“A pintura é uma boa forma de trazer vida a um ambiente e há inúmeras possibilidades para sair da mesmice: as cores mais vibrantes estão em alta, como também os tons mais suaves em meia parede, pinturas setorizadas e com texturas. Outra alternativa barata é revitalizar um móvel antigo, em vez de descartá-lo. O design vintage é uma ótima forma de renovar e trazer memórias afetivas”, comentou.
Segundo Rafaela, aquele canto vazio não precisa, necessariamente, de um móvel novo. Decorar com objetos é uma excelente forma de deixar o ambiente mais bonito e com personalidade.
“Objetos decorativos são práticos e baratos: vasos, livros, acessórios de mesa, esculturas. A ideia é valorizar objetos que tenham valor sentimental e tragam um pouco da identidade de quem mora ali”, contou.
Sim, plantas!
Quem busca mais vida para uma casa deve abusar das plantas, diz a arquiteta. E o melhor, segundo Rafaela, é que você não precisa ter o ‘dedo verde’ ou montar uma urban jungle.
“Colocar alguns vasos pequenos de maneira pontual já é o suficiente para aumentar o bem-estar. O uso pode ser em prateleiras, nichos, em vasos menores sobre mesas e bancadas, ou em vasos maiores no chão. Quem quiser investir um pouco mais pode optar por um jardim vertical”, explicou.
A arquiteta ensina que o uso de texturas deixa os ambientes mais sensoriais.
“Usar elementos naturais como fibras, palhas e linho em estofados, capas de almofadas, cortinas e tapetes, por exemplo, deixa o ambiente mais acolhedor. As texturas podem estar, também, nas paredes, com o uso de revestimento ou papéis de parede”, sugeriu.
RELACIONADAS
+ Montar quarto de casal exige flexibilidade das duas partes, diz especialista
+ Confira dicas de objetos retrô para arrasar na decoração de casa
+ Veja tendências que foram moda há 80 anos e voltam à arquitetura e design
Iluminação
Trocar a iluminação branca, que é fria, por uma amarelada, mais quente, faz toda diferença para quem busca acolhimento.
“Podemos trabalhar com luminárias de piso, arandelas e pendentes, que trazem um toque de design. Além dessas opções, hoje em dia utilizamos muito as fitas e pontos de led nos projetos, isso dá muita personalidade ao ambiente. Há vários modelos disponíveis de fácil instalação. Esses leds também podem ser embutidos em painéis, armários e prateleiras”, explicou a arquiteta.
Paredes
Espelhos não servem só para enfeitar. Eles também têm a função de dar a sensação de que o espaço é mais amplo. “Ideal para ambientes pequenos, eles melhoram a luminosidade e trazem um ar luxuoso”, afirmou Rafaela.
A arte é a última dica de Rafaela Costa para dar vida e personalidade a um ambiente.
“Você não precisa comprar uma obra caríssima: qualquer forma de expressão artística, como quadros, objetos de artesanato, esculturas, fotografias e instrumentos musicais, pode compor a decoração e dar mais personalidade ao ambiente”, finalizou.
Sete dicas para trazer mais vida para a sua casa
1- Use e abuse das cores, faça pinturas diferentes
2- Objetos decorativos renovam memórias afetivas
3- Plantas renovam as energias de um ambiente
4- Texturas com elementos naturais deixam ambiente mais sensorial
5- Troque as lâmpadas frias por quentes, elas trazem aconchego
6- Espelhos trazem amplitude e melhoram a luminosidade
7- Espalhe arte pela casa, pode ser uma fotografia, livros e até instrumentos musicais