Está planejando sua viagem para o Festival de Parintins 2024 por barco ou lancha? A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Amazonas (Arsepam) alerta para preços abusivos de passagens por meio hidroviário.
Com a aproximação da 57ª edição da festa cultural, visitantes ainda encontram opções para não participarem do evento. Entretanto, a atenção deve redobrar na hora de comprar passagens, para não cair na armadilha de preços abusivos.
A agência reguladora orienta que os usuários estejam inteirados de seus direitos como consumidores. Para isso, vale pesquisar previamente os preços das passagens e, sem que possível, a compra antecipada, a fim de evitar dor de cabeça.
Qual o valor da passagem de barco ou lancha?
O diretor-presidente da Arsepam, Ricardo Lasmar, enfatiza o cumprimento da Resolução n.º 002/2024 da Cercon/Arsepam. A deliberação regula os preços para o transporte hidroviário, como barcos e lanchas, durante o Festival de Parintins.
Conforme a resolução, os valores das passagens por ferry-boats, navios motores e barcos motores devem ficar na faixa dos R$ 150. Por outro lado, lanchas expresso no preço de R$ 350.
Esses preços são exclusivos para o transporte regular e não incluem serviços adicionais, como hospedagem e refeições.
Quantos minutos de Manaus para Parintins?
Em linha reta, Manaus está distante há cerca de 300 km de Parintins. Pelos cursos das águas, a distância se torna maior, bem como a viagem. Por barco, o tempo da viagem pode variar entre 18h e até 30h, dependendo da velocidade da embarcação.
Por outro lado, as lanchas cumprem o mesmo percurso em menor tempo, uma vez que são mais potentes na velocidade. Nessa modalidade, os viajantes chegam em Parintins entre 9h ou 10h de viagem.