A sucupira é uma planta medicinal amplamente usada na Amazônia. Suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias ajudam a aliviar dores e inflamações.
Além disso, a sucupira é eficaz contra feridas na pele, úlceras estomacais e dores de garganta. Suas propriedades cicatrizantes e antimicrobianas são especialmente benéficas nesses casos.
A planta contém substâncias medicinais como vouacapans, furanditerpenes e geranilgeraniol. Esses compostos conferem à sucupira ações antioxidantes e antitumorais.
Receita de chá de sucupira
Para preparar o chá de sucupira, parta as sementes em quatro pedaços. Ferva um litro de água por cerca de dez minutos. Mergulhe cinco sementes na água quente por um minuto.
Para um chá mais forte, deixe as sementes fervendo por cerca de dois minutos. Este chá é recomendado para casos de dores persistentes.
Indicações e cuidados
De acordo com o portal Tua Saúde, tradicionalmente, a sucupira é indicada para pessoas com:
- Artrite;
- Amigdalite e dor de garganta
- Gota;
- Feridas;
- Úlceras no estômago;
- Hipoglicemia;
Apesar das indicações, todas as pessoas devem fazer uso da bebida com moderação. Além disso, ele é contraindicado para mulheres grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos.
Em suma, o chá oferece uma vasta gama de benefícios medicinais, sendo uma opção tradicional e natural para diversas condições de saúde.
No entanto, o uso do chá de sucupira não substitui o tratamento médico convencional. É essencial consultar um médico ou fitoterapeuta antes de iniciar o uso.
Esta matéria traz informações dos portais Tua Saúde e GeCont, e é puramente informativa não substituindo o atendimento médico profissional.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.